Canaltech Responde 171 / 202 vídeos

CT Responde | Para onde vai a internet da Netflix?

08:39 | Por Redação | 27 de Novembro de 2018
Tudo sobre

Netflix

Saiba tudo sobre Netflix

Ver mais

Nesse Canaltech responde uma dúvida de streaming chegou para nossa redação: o que acontece com os dois, três ou quatro giga de internet gastos para assistir um filme online pelo YouTube, Netflix e outros serviços?

A resposta é mista: você fez o download do conteúdo. Mesmo que o arquivo de vídeo não esteja disponível no seu gerenciador de arquivos, falamos de um download como qualquer outro.

O que muda em serviços como o Netflix ou YouTube é o streaming, uma modalidade de download que tem como foco não fazer você esperar 100% da transmissão para começar a assistir, além de não necessitar de tanto espaço em disco (ou memória) livres para consumir aquele arquivo. Não entendeu?

Seu computador, celular ou dispositivo acessa o Netflix para assistir um filme; o arquivo começa seu download para a memória do aparelho (ou) espaço temporário em disco; o serviço inicia a reprodução do arquivo de vídeo que já está parcialmente baixado, enquanto continua o download em segundo plano; conforme o usuário assiste ao arquivo, parte dele já visualizada começa a ser apagada, abrindo espaço para que o download prossiga com mais espaço livre.

Conforme você assiste o vídeo é apagado, ao mesmo tempo que a próxima parte dele é baixada. Simples assim, sua internet faz o download comum de um vídeo… mas apaga ele tão rápido e em tempo real que você fica sem saber para onde vai a internet do Netflix. A vantagem disso é que você não espera mais de dez segundos para começar a ver um vídeo que levaria um bom tempo de download, mas também significa que aquele arquivo nunca será seu para sempre.

Gostou desse vídeo?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.