Publicidade

CT Responde | Para onde vai a internet da Netflix?

Por Redação | 27 de Novembro de 2018 às 12h00

Link copiado!

CT Responde | Para onde vai a internet da Netflix?
Tudo sobre Netflix

Nesse Canaltech responde uma dúvida de streaming chegou para nossa redação: o que acontece com os dois, três ou quatro giga de internet gastos para assistir um filme online pelo YouTube, Netflix e outros serviços?

A resposta é mista: você fez o download do conteúdo. Mesmo que o arquivo de vídeo não esteja disponível no seu gerenciador de arquivos, falamos de um download como qualquer outro.

O que muda em serviços como o Netflix ou YouTube é o streaming, uma modalidade de download que tem como foco não fazer você esperar 100% da transmissão para começar a assistir, além de não necessitar de tanto espaço em disco (ou memória) livres para consumir aquele arquivo. Não entendeu?

Seu computador, celular ou dispositivo acessa o Netflix para assistir um filme; o arquivo começa seu download para a memória do aparelho (ou) espaço temporário em disco; o serviço inicia a reprodução do arquivo de vídeo que já está parcialmente baixado, enquanto continua o download em segundo plano; conforme o usuário assiste ao arquivo, parte dele já visualizada começa a ser apagada, abrindo espaço para que o download prossiga com mais espaço livre.

Continua após a publicidade

Conforme você assiste o vídeo é apagado, ao mesmo tempo que a próxima parte dele é baixada. Simples assim, sua internet faz o download comum de um vídeo… mas apaga ele tão rápido e em tempo real que você fica sem saber para onde vai a internet do Netflix. A vantagem disso é que você não espera mais de dez segundos para começar a ver um vídeo que levaria um bom tempo de download, mas também significa que aquele arquivo nunca será seu para sempre.