Publicidade

CT Responde | Fatura da GearBest chega em reais ou dólares?

Por Adriano Ponte Abreu | 24 de Julho de 2018 às 12h00

Link copiado!

CT Responde | Fatura da GearBest chega em reais ou dólares?

Comprar em sites de importação envolve alguns riscos e cuidados, e já exploramos no Canaltech diversos tutoriais e guias para esse tipo de operação; no entanto abordar o pagamento de tais compras é algo que não discutimos de forma direta.

Ao pagar pelas suas compras em sites como Gearbest, Banggood, DX, Aliexpress e tantos outros portais de compra internacional é sabido que falamos em dólares, mesmo com indicações e conversões de preços para Reais do Brasil.

A dúvida sobre qual seria o valor final de uma compra pode custar alguns trocados a mais que o esperado, e isso depende da forma de pagamento escolhida pelo usuário. Alguns sites dos citados acima aceitam pagamento através de boleto bancário, a forma mais exata de pagamento convertido de dólares para reais; ao gerar um boleto, o valor final é fixado na hora e ajustado para nossa moeda (e não há surpresa). 

Ao pagar através de cartões de crédito, existem dois fatores: IOF (cobrado proporcionalmente ao valor da compra) e a conversão do dólar para reais.

Continua após a publicidade

Ao converter via cartão, sempre observe qual referencial do dólar sua operadora de cartão utiliza (sendo ela no dia da compra ou no dia do fechamento daquela fatura); isso varia entre cada cartão e você deve informar-se sobre.

Imagine uma compra feita dia 01 num cartão que converte sua compra apenas no fechamento da fatura (dia 30); caso o dólar suba até lá, sua compra ficará mais cara (mesmo já realizada quase 30 dias antes). Alguns cartões são mais justos e resolvem isso na hora, outros trazem essa surpresa.

Caso o usuário queira comprar com cartão e garantir o valor final mas não dispõe de uma operadora que faça o procedimento, recomendamos o uso de qualquer cartão pré-pago, desses disponíveis em supermercados. Eles sempre fecham a conversão pelo dia da compra, visto que não há “fatura” a fechar para essa modalidade de cartão.

Boas compras!