Canaltech Responde 160 / 170 vídeos

CT Responde | Fatura da GearBest chega em reais ou dólares?

05:09 | Por Adriano Ponte | 24 de Julho de 2018

Comprar em sites de importação envolve alguns riscos e cuidados, e já exploramos no Canaltech diversos tutoriais e guias para esse tipo de operação; no entanto abordar o pagamento de tais compras é algo que não discutimos de forma direta.

Ao pagar pelas suas compras em sites como Gearbest, Banggood, DX, Aliexpress e tantos outros portais de compra internacional é sabido que falamos em dólares, mesmo com indicações e conversões de preços para Reais do Brasil.

A dúvida sobre qual seria o valor final de uma compra pode custar alguns trocados a mais que o esperado, e isso depende da forma de pagamento escolhida pelo usuário. Alguns sites dos citados acima aceitam pagamento através de boleto bancário, a forma mais exata de pagamento convertido de dólares para reais; ao gerar um boleto, o valor final é fixado na hora e ajustado para nossa moeda (e não há surpresa). 

Ao pagar através de cartões de crédito, existem dois fatores: IOF (cobrado proporcionalmente ao valor da compra) e a conversão do dólar para reais.

Ao converter via cartão, sempre observe qual referencial do dólar sua operadora de cartão utiliza (sendo ela no dia da compra ou no dia do fechamento daquela fatura); isso varia entre cada cartão e você deve informar-se sobre.

Imagine uma compra feita dia 01 num cartão que converte sua compra apenas no fechamento da fatura (dia 30); caso o dólar suba até lá, sua compra ficará mais cara (mesmo já realizada quase 30 dias antes). Alguns cartões são mais justos e resolvem isso na hora, outros trazem essa surpresa.

Caso o usuário queira comprar com cartão e garantir o valor final mas não dispõe de uma operadora que faça o procedimento, recomendamos o uso de qualquer cartão pré-pago, desses disponíveis em supermercados. Eles sempre fecham a conversão pelo dia da compra, visto que não há “fatura” a fechar para essa modalidade de cartão.

Boas compras!

Gostou desse vídeo?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.