Publicidade

Como tirar boas fotos com a câmera traseira do smartphone? [CT Responde]

Por André Fogaça | 17 de Abril de 2018 às 10h45

Link copiado!

Como tirar boas fotos com a câmera traseira do smartphone? [CT Responde]

Esta certamente é uma das dúvidas mais corriqueiras que temos no mundo dos smartphones. Os aparelhos mais recentes tiram fotos ótimas de qualquer forma, com pouca alteração quando está de noite ou de dia. Porém, existe um grande número de celulares mais simples ou antigos, que a câmera tem 5 megapixels e não vem com um conjunto ótico (e sensor de imagem) aprimorado. Resultando em fotos menos bonitas, mas e se eu te contar que dá pra fazer ótimas fotos mesmo com estes aparelhos?

Para ajudar nesta tarefa, convidamos Leonardo Pavini, fotógrafo e um dos responsáveis por filmar todos os vídeos que temos no canal do YouTube. As dicas abaixo são dele, que vive este mundo da fotografia, seja ela analógica (sim, aquela de revelar o filme de 36 poses) ou digital.

Limpar a lente

Parece bobeira, mas limpar a lente é algo que melhora a foto em qualquer smartphone. Na verdade, em qualquer câmera que existe no mundo. Os celulares ficam no bolso e, por conta disso, a lente acumula suor e a transpiração natural da pele. Ele também passa por vários locais, como do sofá para a mesa, em muitas vezes com a lente para baixo e acumulando sujeira.

Continua após a publicidade

Com o tempo a sujeira começa a remover a nitidez da imagem. “Às vezes o celular não tem uma lente muito boa, com definição de detalhe muito bom e se ela estiver suja é pior ainda. Então às vezes a sujeira é bem imperceptível, você dá uma olhada e parece que está limpo. Porém, passe um pano ou a camiseta e a diferença é enorme”, comenta Leonardo.

Utilize mais luz

Celulares de entrada não conseguem boa performance em luz baixa, no escuro. Para driblar este problema e diminuir o ruído gerado pelo ISO alto, é interessante encontrar fontes externas de luz. Seja a luz de casa, ou a lanterna de outro aparelho e o resultado já fica bem melhor.

Apoie o celular, sempre firme

Continua após a publicidade

Ainda em luz, aparelhos mais antigos ou mais baratos contam com lentes mais escuras. Para tirar uma foto em ambiente com baixa luz, o smartphone vai subir o tempo de exposição e isso pode entregar fotos borradas. Se você conseguir, apoie o celular em uma mesa, parapeito ou então ajoelhe e apoie os cotovelos no joelho.

Criando este eixo, fica bem mais fácil tirar a foto sem tremer.

Quatro terços

Muito provavelmente, o aplicativo de câmera do seu celular tem aquelas linhas que aparecem na foto, antes de tirar a foto. Elas são bastante úteis para mostrar se o horizonte está torto, o que acaba entregando uma foto torta que pode ser menos bonita do que uma foto alinhada corretamente. Colocar o objeto fotografado dentro de um dos quatro cruzamentos de linhas (podem ter mais cruzamentos, mas geralmente são quatro) também ajuda a deixar a foto mais interessante, mais dinâmica e isso não depende de hardware. Até mesmo smartphones mais simples podem ter estas linhas.

Continua após a publicidade

Boa alternativa de app de câmera

Se o seu aplicativo nativo não oferece as linhas para a dica anterior, uma boa sugestão para alterar o app de câmera é o Open Camera. Infelizmente, o app de fotos do Google para os Pixel está travado e não pode ser instalado nativamente pela Play Store em aparelhos que não são desta linha de dispositivos. Neste cenário, o Open Camera, gratuito para Android, consegue suprir a necessidade mais básica de fotografia e adiciona alguns recursos extras.

Nele você pode adicionar HDR, as linhas para os quatro terços ou então até brincar com filtros. Claro que o app não faz milagre e, se o seu smartphone tem uma câmera muito simples, o app não vai resolver isso. Ele apenas ajuda a aplicar as dicas que demos neste texto, independente do modelo ou fabricante do smartphone.