Canaltech Responde 170 / 202 vídeos

Como limpar cache no Android? [CT Responde]

07:55 | Por Redação | 23 de Outubro de 2018

Começamos esse Canaltech responde atendendo ao relato de que alguns usuários adquiriram o costume de limpar os arquivos temporários de seus aplicativos instalados no Android para recuperar espaço lentamente drenado por isso, e uma das opções possíveis para isso era buscar a opção “armazenamento” nas configurações e dali selecionar quais apps (ou todos) que deveria ter o “cache” eliminado, apagando assim os arquivos temporários das aplicações. Ocorre que alguns desses usuários nos contataram descrevendo que ao mudarem de telefone/versão de sistema perderam o acesso à opção, e gostaria de uma sugestão para resolver ou contornar o fato.

Nossa dica é válida para ambos cenários, seja pelas customizações de fabricantes que removem a opção, seja pela mudança de como o Android organiza seus menus. Falamos do Files Go, a solução do próprio Google para gerenciamento de armazenamento em qualquer aparelho Android compatível com o App.

Após instalar o aplicativo é possível limpar o cache de todos os apps de uma só vez, sendo isso apenas parte das funções do aplicativo (capaz de monitorar “memes” de baixa resolução antigos que precisam ser apagados, arquivos duplicados e todo tipo de consumo desnecessário de espaço no smartphone). Essa é nossa dica para todos vocês.

Gostou desse vídeo?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.