Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Google Wi-Fi: testamos o roteador do Google [Análise / Review]

Por Adriano Ponte Abreu | 09 de Julho de 2018 às 13h00

Link copiado!

Google Wi-Fi: testamos o roteador do Google [Análise / Review]

Soluções de hardware do Google não são novidades; o charme mesmo por trás delas é a inteligência e simplicidade em seu funcionamento de ponta, entregando muito com pouco esforço ou preocupação do usuário, tal como o Chromecast faz. Nessa mesma lógica em que as coisas “simplesmente fazem o que deveriam”, apresentamos o Google Wi-Fi, um KIT roteadores "mesh" inteligentes de alta potência.

Wi-Fi Mesh do Google

Para quem não está familiarizado com o conceito "mesh" de WiFi, funciona mais ou menos assim: você posiciona os roteadores com suporte "mesh" pela casa, e sem fio eles comunicarão entre si, usando ondas de rádio diferentes do Wi-Fi (permitindo que conversem numa frequência de alta velocidade, de longo alcance e sem interferências). Dessa forma fica fácil para cada roteador na rede "mesh" converter essa comunicação em Wi-Fi comum.

Imagine que todos estão conectados por um cabo de alta velocidade invisível, e a partir desse "cabo invisível" conseguem emitir Wi-Fi tradicional para sua internet de casa.

Continua após a publicidade

É dessa forma que o Google Wi-Fi funciona; ele suporta até 6 pontos de conexão pela casa, sendo que 3 roteadores já são fornecidos no KIT do Google Wi-Fi. Eles são idênticos, em todos os aspectos; cabe ao usuário escolher qualquer um para servir de "âncora" para a rede doméstica, conectando naquele ponto o cabo de rede que sai do modem de sua prestadora de internet.

A partir daí começa a valer o sistema "mesh", colocando o roteador escolhido como "âncora" em contato com os outros dois sem fio em alta velocidade e alcance, criando o "cabo invisível" entre sua internet e os três roteadores. A partir daí é só usar como quiser, seja com equipamentos que precisam de cabo (ligados em qualquer um dos 3 roteadores) ou com aparelhos que usam Wi-Fi (também via qualquer um dos 3 roteadores).

O efeito óbvio disso tudo: a área coberta por Wi-Fi na sua casa se torna enorme com três pontos de acesso que conectam-se entre si de forma independente do Wi-Fi propriamente dito; já explicamos isso, mas reforçamos: não tem nada a ver com repetidores de Wi-Fi, é tecnologia "mesh" ligando os três pontos de forma eficiente com longo alcance num "cabo invisível".

Com esses três pontos de acesso espalhados pelo ambiente é possível cobrir pouco mais de 350m² com rede (dependendo de espessura de paredes, formato dos cômodos e tudo mais), uma excelente distância que pode ser estendida ainda mais com peças adicionais ao KIT de 3 peças que mostramos.

Continua após a publicidade

QUAL A VANTAGEM?

Existem várias marcas de roteadores "mesh" lá fora, e a tecnologia em si não é nenhuma novidade. Para colocar as mãos num KIT "Google Wifi" como esse aqui é preciso importar, e você já sabe que isso é um problema a se considerar. O custo aproximado é de USD $120 para o KIT com 3 peças.

Sendo assim, vale a pena em por algum motivo específico utilizar a solução do Google Sim, vale pela experiência do usuário. O hardware é muito bom, mas não supera em nada específico outros roteadores "mesh" competentes; a graça é a facilidade do Google em tornar esse produto uma experiência do tipo "plugou na tomada, está funcionando".

Através do app do "Google Wifi" é possível fazer um setup muito fácil e confortável, além de gerenciar os dispositivos da rede com igual facilidade, permitindo e negando conexão com controle familiar intuitivo e direto; ainda dentro desse ambiente você faz o monitoramento de rede. Essa é a graça do "Google Wifi", hardware competente com software muito bem-feito.

Continua após a publicidade

Tem mais um detalhe: o conjunto abraça o que o Google tem de melhor, então ligar o KIT na tomada significa que o “Google Wifi” utilizará machine learning em nuvem para ajustes em tempo real e aprendizado do seu perfil de usuário e da sua casa. A inteligência artificial do Google sabe como priorizar dispositivos que precisam de mais banda que os outros, sabe os momentos em que isso acontece e sabe os períodos da semana em que algum canal de rede tem menor interferência que o outro, além de todo tipo de bruxaria que só o Google sabe fazer.

Basicamente, seu roteador sabe que você chega às 7 da noite do trabalho, e sabe que sexta-feira à noite é hora de dar prioridade para sua TV onde você vai assistir séries a noite toda.

É essa camada de inteligência no “Google Wifi” que dá graça ao KIT; mais um caso onde o Google pensa por você, deixando tempo livre para o que realmente importa.

Você acha que isso vale a pena? Justifica o KIT em vez de outros roteadores "mesh"? Conta pra gente nos comentários.