Publicidade

Aplicativos de acessibilidade para Android e iOS [Parte 2] #DicaDeApp

Por Wellington Arruda | 15 de Junho de 2018 às 12h54

Link copiado!

Aplicativos de acessibilidade para Android e iOS [Parte 2] #DicaDeApp

Em um outro episódio do #DicaDeApp nós trouxemos quatro títulos de acessibilidade para facilitar a vida das pessoas, e também para quem quer colaborar. Como existe uma gama ainda maior de aplicativos e recursos, seguimos com mais uma indicação de outros quatro aplicativos, como um tradutor de Libras para ASL.

Notavelmente, outros aplicativos, como o Google Goggles, que foi muito útil no seu lançamento, acabaram não entrando na lista por causa da falta de atualizações. Estes que nós selecionamos, porém, trazem uma certa abrangência de conteúdo e são voltados para o uso diário.

Rede Libras: Play Store

O Rede Libras está disponível em várias regiões do Brasil, mas foi criado pensando no público do Rio de Janeiro. Ele disponibiliza uma lista prática de profissionais fluentes em libras em diferentes áreas, como médicos, psicólogos, motoristas, terapeutas e muitos outros.

Continua após a publicidade

Como existe o catálogo, a comunicação acaba sendo muito facilitada antes mesmo que o usuário saia de casa. Ah, e tem outro detalhe: ele só está disponível no Android.

Eye-D: Play Store/App Store

O Eye-D foi criado para auxiliar deficientes visuais em situações do dia-a-dia, como encontrar um banco, um restaurante, identificar algum objeto ou apenas ler uma imagem. Este é mais um aplicativo com interface muito simples, mas com recursos objetivos.

ProDeaf Tradutor: Play Store

Continua após a publicidade

No primeiro #DicaDeApp sobre acessibilidade, nós falamos do Hand Talk, um tradutor de Libras. No entanto, o ProDeaf é um tradutor de Libras para ASL, a Língua Americana de Sinais. Quem está pensando em fazer alguma viagem, ou mesmo trocar uma ideia em outro idioma, fica aqui uma dica interessante.

O ASL ainda está em fase beta, mas vem ganhando melhorias para traduzir mais rapidamente.

uSound: Play Store/App Store

O uSound funciona como uma espécie de aparelho auditivo no seu celular, mas ele não substitui um aparelho auditivo de verdade.

Continua após a publicidade

Utilizando o seu fone de ouvido, o aplicativo pode fazer um teste auditivo com grau de precisão de 95%, para identificar problemas no sentido. No entanto, o mais legal é que ele captura o som de um ambiente ou conversa e compensa o nível do volume, com base nos valores do teste, para melhorar a audição do que está ao redor utilizando os seus fones.