Análise de Produto 346 / 423 vídeos

Volante Thrustmaster (Gran Turismo): vale a pena?

05:31 | Por Redação | 06 de Novembro de 2017

Com tecnologia exclusiva para os jogos da série Gran Turismo, o volante T-GT, da Thrustmaster, levou quatro anos para ser desenvolvido em uma parceria com a Sony. E esse tempo todo foi necessário para levar aos jogadores mais exigentes uma experiência aprimorada de uso, sendo este um dos “acessórios” mais bacanas da atualidade.

Nós brincamos com esse cara nos últimos dias e contamos agora para vocês o que achamos da experiência!

Configuração e instalação

O que fica mais notável à primeira vista é que, para ter uma experiência realmente legal com o T-GT, você vai precisar de uma base sólida para apoiar tudo. Mas isso não quer dizer que você vá precisar de algo extremamente profissional, pois dá pra usar a escrivaninha do quarto ou até mesmo uma mesa.

Mas, novamente, você vai precisar deixar tudo bem sólido. Existem alguns tipos de “braçadeiras” que fazem esse trabalho ser mais fácil, mas em suma você não precisa se preocupar, pois a instalação é bem simples.

Depois disso, para conectar o volante ao PS4, você só vai precisar plugar o USB entre eles e os cabos de energia. Esse conjunto de pedais aqui é o clássico, com base de plástico e pedais de metal. Ele já aparenta uma certa solidez, mas a fabricante também disponibiliza uma base de metal - e que também encarece o final do produto, não é?

Quem vai curtir muito esse volante são os jogadores que já tiveram experiências com outros modelos. O que guia o T-GT é a linearidade de Force Feedback. Isso faz com que a força sentida pelo usuário seja proporcional à que está sendo determinada pelo jogo.

O comportamento do carro e as condições da pista são fatores determinantes para o gameplay, graças ao uso da tecnologia. O motor dele tem 40W e um sistema de refrigeração, mas sim, ele vai dar uma esquentadinha durante o uso.

Você com certeza já deve ter prestado atenção que existem três pedais, correto? Mas acontece que a troca de marcha pode ser feita pelos botões que ficam atrás do volante, fazendo com que esse terceiro pedal seja descartável para a experiência geral de uso.

Mas, quem quiser aproveitar 100% do que é oferecido por este brinquedo, também há a opção de comprar o câmbio separado.

Jogando

O T-GT não funciona somente com o PS4, mas traz modos exclusivos de compatibilidade com o videogame da Sony. No Gran Turismo Sport a experiência que tivemos foi bem imersiva e o feedback dado pelo volante é bom o suficiente para que você consiga se adiantar, por exemplo, nas curvas.

Mesmo durante corridas que têm mais ação e velocidade, você consegue se manter estável e com bom desempenho, mas ainda sentindo o “peso” do carro - o que, de certa forma, ajuda ainda mais a manter uma experiência próxima da realidade.

O uso do T-GT é realmente divertido. O alto nível de detalhes e do acabamento de toda a peça é um fator importante, mas na jogabilidade ele manda muito bem. Uma maneira de ter noção da força emitida por ele é, simplesmente, soltar as mãos do volante durante uma curva.

Fica clara a intenção da Thrustmaster em elevar o nível para volantes em videogames. Toda a experiência gira em torno de um formato mais premium, tanto que a precisão oferecida por ele é uma das coisas que mais chama atenção. E não somente o Force Feedback tem papel importante nisso, como todas as outras tecnologias que vêm embarcadas aqui.

Se você procura uma alta experiência de condução com o Gran Turismo Sport, o T-GT pode ser um grande aliado. Você sente na prática como o gameplay pode ser alterado quando você trocar de carro, de ambiente ou mesmo quando começa a chover na pista. E, ao contrário do que parece, isso é bem bacana pois faz com que o título fique cada vez mais envolvente.

O que achamos?

Se você sempre curtiu jogos de corrida e, principalmente, os títulos da franquia Gran Turismo, eis aqui uma boa oportunidade de experimentar um volante com nível de imersão realmente muito bom. Até mesmo os jogadores mais simples conseguirão se adaptar fácil ao brinquedo, ainda que esta não seja uma peça para todos.

Isso porque o preço de revenda do T-GT acaba sendo bem alto aqui no país por conta dos custos de importação, tendo em vista que não existe fabricação local do volante aqui no Brasil.

Tenha em mente que tanto no seu computador quanto no PS4, a experiência oferecida será bastante rica e com alguns adicionais para quem quiser jogar Gran Turismo Sport ou os próximos títulos da franquia.

O único “problema” é que, como já citamos, este não é um brinquedo para todos. O seu preço de R$ 6.549 é muito, mas muito premium mesmo, embora a experiência oferecida por todo o conjunto também seja.

Em resumo, o mais indicado seria comprar o T-GT se você realmente ama jogos do gênero. Para jogadores mais casuais, a compra de um acessório destes seria realmente passional.

Gostou desse vídeo?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.