Publicidade

UMi Plus E [Análise / Review]

Por Redação | 08 de Agosto de 2017 às 15h30

Link copiado!

UMi Plus E [Análise / Review]

Aperfeiçoar um modelo específico de smartphone talvez não seja uma das tarefas mais fáceis, mas o UMi Plus E nos dá uma boa visão de como isso funciona. Nós recebemos este belo dispositivo da Banggood e contamos agora tudo o que você precisa saber antes de comprá-lo.

O APARELHO

O UMi Plus E segue o visual do modelo anterior, porém é comercializado numa cor preto fosco. O material utilizado em sua construção é o alumínio “Series 6000”, com exceção do topo e da parte inferior que são de plástico.

Sem nenhum exagero estético, o aparelho é bem confortável de ser segurado. A estrutura metálica de cantos arredondados combina com a tela 2.5D, enquanto que os botões estão da seguinte maneira:

Continua após a publicidade
  • Os de volume e liga/desliga estão na lateral direita;
    Na esquerda temos um botão para determinar um atalho rápido para ações ou iniciar algum app.
  • Ainda existe um botão físico pressionável, onde fica o nem sempre tão preciso leitor biométrico dele. Você também pode tocar uma vez nesse botão para o gesto “voltar”.

Mas existem outros dois “invisíveis”: ao lado do botão início existe um botão de “voltar”, enquanto que no oposto temos um que abre os menus do sistema. E, sim, eles são invisíveis, tornando o visual do aparelho ainda mais minimalista.

Mas se você não gosta dessa aposta em botões invisíveis, nos ajustes é possível exibir os botões virtuais do sistema.

Pesando 185 g com ~8.8 mm de espessura, o que temos no UMi Plus E é uma construção sólida e bonita. Os botões são firmes, e o único ponto de possível alerta de fragilidade está na câmera, que fica um pouco saltada.

Continua após a publicidade

Ainda temos aquele LED para notificações que pode ser personalizável em até três cores. Nós só achamos que ele não se diferencia muito dos outros smartphones da marca, e ficou faltando, talvez, alguma proteção contra água. Este não é um ponto crítico da análise, mas que seria interessante, ah, seria.


DISPLAY E MULTIMÍDIA

Assim como em outros celulares da marca, temos uma tela LTPS da Sharp de 5,5” Full HD (1920 x 1080p@403ppi). Ele traz proteção T2X-1 Glass contra riscos, solução esta não muito conhecida ao redor do mundo, mas que promete ser tão boa quanto outras.

Antes de falarmos sobre a qualidade em si, nas configurações do sistema você pode calibrar o contraste, saturação, brilho, nitidez e temperatura da cor. Isso graças à tecnologia MiraVision, presente no chip da MediaTek.

Ainda temos aquele velho problema dos painéis IPS LCD não atingirem tons escuros com mais precisão. A não ser por este fato, a qualidade e contraste das cores não são nada questionáveis, sendo este um ótimo atrativo.

Continua após a publicidade

Premeditadamente, talvez, a tela do UMi Plus E segue um outro padrão: o brilho é ótimo e ajuda na visualização sob luz solar, mas incomoda em ambientes pouco iluminados por ser forte demais.

Por outro lado, o nível de reflexo dessa tela também é ligeiramente alto. Nada preocupante, tampouco alarmante, visto que o brilho acaba auxiliando a exibição do conteúdo nesses momentos.

O alto-falante dele fica na parte inferior, numa posição já conhecida por vocês. A qualidade sonora não melhorou muito em relação ao UMi Plus tradicional, embora seja razoável. O ponto de destaque vai para o uso com fones de ouvido, já que ele é compatível com a tecnologia Hi-Fi.

ESPECIFICAÇÕES

Continua após a publicidade

A UMi conseguiu dar vida a mais um monstro. O UMi Plus E chega com “somente” 6 GB de RAM, dando início a uma era onde os smartphones Android estão cada vez mais robustos. Bem como outros celulares da marca, ele fica muito bem alinhado na questão custo-benefício em relação ao hardware e preço.

  • Chipset MediaTek Helio P20 octa-core (2,3 GHz);
  • Mali-T880 MP2 900MHz;
  • 6 GB de RAM;
  • 64 GB de armazenamento interno (~53 GB livres).

O UMi Plus E, infelizmente, traz uma gaveta híbrida. Ele permite a expansão da memória com microSD de até 256 GB, mas utilizar dois chips e fazer isto é impossível.

Nós também realizamos os tradicionais testes de benchmark para mensurar o poder de processamento do smartphone, e agora você confere os resultados.

Continua após a publicidade

USABILIDADE E DESEMPENHO

Realmente fica difícil bater de frente com o UMi Plus E. O smartphone carrega uma identidade bastante firme e ótimas especificações, fazendo com que o seu desempenho seja acima do satisfatório até para um usuário mais hardcore.

Ele roda o Android 6.0.1 Marshmallow de fábrica, mas a versão normal do modelo já está recebendo o Nougat. A interface utilizada pela UMi é simples, mas traz alterações positivas e negativas ao mesmo tempo.

Temos uma gaveta para aplicativos, onde você pode organizar todos os seus ícones. Os apps pré-instalados estão em pouca quantidade, mas não podem ser desinstalados. Eu sei, isso é um saco!

Continua após a publicidade

O aparelho tem memória suficiente para você se virar sem um microSD, e em termos de desempenho não existem reclamações: é tudo muito fluido. Existem uma série de ajustes no menu ‘Configurações’, que é exatamente onde estão as principais mudanças do software.

Rodar games pesados também não é nenhum problema. Títulos como Asphalt 8, GTA: San Andreas, Unkilled e outros rodam tranquilamente com os gráficos no máximo, e o gerenciamento de RAM também merece uma menção por aqui pelo bom desempenho.

CÂMERAS

Mais uma vez, chegamos num ponto crucial para a UMi. A empresa precisa melhorar em termos de qualidade nas câmeras, sendo este, de fato, o lado mais negativo do Plus E.

Continua após a publicidade

O dispositivo traz um sensor de 13 MP (f/2.0) que realmente não adiciona uma experiência rica de so. As fotos perdem nitidez, fazendo também com que o nível de contraste seja baixo, com cores longe da realidade. É o tipo de câmera que salva a sua vida na hora de postar as fotos no Instagram ou Facebook, mas não vai fazer milagre como nos topo de linha.

Na parte frontal você terá um sensor de 5 MP, que assim como na câmera principal, acaba não ajudando tanto assim o UMi Plus E.

Principalmente em lugares pouco iluminados, os dois sensores apresentam um alto nível de ruído, deixando boa parte dos detalhes imperceptíveis numa composição. No mais, o balanço de branco e foco tendem a se confundir quando você se movimenta rápido, o que é um tanto quanto desconfortável.

Mas, de qualquer maneira, o dispositivo ainda pode gravar em 4K, traz foco PDAF, flash true-tone e um modo manual que ajuda bastante quem curte mexer nesse tipo de coisa.


BATERIA E ACESSÓRIOS

Continua após a publicidade

No UMi Plus E nós temos uma bateria de 4.000 mAh, ilustrando uma outra semelhança entre os modelos da fabricante. Mas nota-se que esta é uma semelhança boa, tendo em vista sua autonomia estendida graças ao hardware potente, mas ao mesmo tempo econômico.

É nessas horas que a tecnologia CorePilot, da MediaTek, faz diferença. A tela do aparelho por ter resolução Full HD e não 2K, por exemplo, também é um motivo que auxilia bastante o celular da UMi.

Em nossos testes, utilizando o aparelho em streaming de vídeo conectado apenas ao Wi-Fi (e com brilho máximo), obtivemos uma descarga média de ~15%.

Vale citar, inclusive, que o carregamento rápido vai até os 75% de carga, e para completar a energia novamente você leva, normalmente, 100 - 110 minutos.

Continua após a publicidade

Nós retiramos o smartphone da tomada às 9h de uma terça-feira e fomos utilizando ele normalmente. O resultado disso foi que a sua bateria descarregou apenas ao meio-dia da quarta-feira, ou seja, ele ficou longe das tomadas por 27 horas.

Tratando-se de bateria, fica difícil se decepcionar com esta versão.

VALE A PENA?

Falta identidade visual própria para o UMi Plus E? Sim, falta. Ele lembra muito os outros celulares da fabricante chinesa, mas este visual é muito agradável. E, claro, o ele consegue entregar uma performance acima da média para smartphones nesta faixa de preço, considerando ainda os 6 GB de RAM que estão embarcados neste brinquedo.

Continua após a publicidade

O aparelho precisa ser importado, visto que não existe nenhuma distribuição oficial da UMi por aqui. Esse aspecto pode ser um certo incômodo para os usuários mais leigos, embora a qualidade do produto impressione, de fato.

No mais, o UMi Plus E se encaixa perfeitamente naquela categoria de “intermediários high-end”, se aproximando cada vez mais de modelos que custam o dobro do seu preço.