Publicidade

Logitech Presentation Remote: um controle interessante para apresentações

Por Adriano Ponte Abreu | 30 de Abril de 2018 às 15h30

Link copiado!

Logitech Presentation Remote: um controle interessante para apresentações

Apresentar conteúdos em palestras e outros cenários de apresentações públicas é algo que demanda algum tipo de controle para dar continuidade ao conteúdo que está na tela, ou simplesmente ter alguma ferramenta em mãos para apontar pontos específicos de uma apresentação.

Recebemos um acessório curioso para isso – o Logitech Spotlight Presentation Remote - e decidimos elaborar um curto vídeo para falar sobre ele.

O que nos chamou a atenção foi a clara qualidade da construção, toda em metal com botões bem recortados no design. Na parte de baixo do controle, há uma pequena alça de silicone para transporte, porém puxá-la com mais força revela o conector USB do controle para plugar no PC de onde será transmitida a apresentação; na cavidade do controle de onde sai esse pequeno dongle é possível ver a entrada de carregamento USB-C. Infelizmente essa entrada é funda, e não é todo carregador USB-C que encaixará ali com facilidade, tornando o cabo USB-C alongado que acompanha o controle um acessório bem necessário.

Segundo o site da Logitech, existe suporte para carga rápida, carregando em um minuto energia suficiente para até três horas de apresentação.

Continua após a publicidade

Mas voltemos a atenção ao dongle USB: ele que permite o controle do PC pelo acessório, mas não é uma peça obrigatória. O Logitech Presentation Remote pode ser pareado por Bluetooth, bastando segurar os seus três botões ao mesmo tempo por 2 segundos. Disso gostamos bastante.

Uma vez ligado no PC sem nenhuma configuração, apenas conectado nele e mais nada, temos acesso aos botões de avanço e retrocesso normalmente. O botão do topo é o controle do mouse via acelerômetro, e mantê-lo pressionado move o cursor em espelho ao Logitech Presentation Remote; apertar e soltar o botão faz a ação de clique normal onde estiver o ponteiro. O alcance máximo do controle é e 30 metros de distância.

Não gostamos da falta de controle para o outro clique do mouse, onde menus de contexto poderiam ser acessados; combinar o botão do mouse com as teclas de avançar e voltar não realizam essa ação. Sabemos que é um controle de apresentações, mas ver a função mouse funcionar tão bem e não possuir mais habilidades sobre ela é decepcionante e fecha ainda mais as possibilidades de uso do produto. Seu foco é passar slides, e esse botão central de avançar não está ali à toa; o mouse é apenas um bônus.

Segundo a fabricante, a ferramenta é compatível com os principais produtos de apresentação, e lista os formatos Keynote, Powerpoint, PDF, Google Slides e Prezi.

Continua após a publicidade

Caso o usuário instale o aplicativo da Logitech no computador, ganha algumas funções extras para o controle como:

  • Timer silencioso via alertas de vibração
  • Ponteiro customizável e função lupa
  • Controle personalizado para tela em branco, rolamento por gesto e ajuste de volume

Na opinião que tivemos sobre o controle aqui na redação, o mais interessante é o acabamento e a construção bem mais que adequada para um “presenter” como esse, uma ferramente quase que luxuosa para o que se propõe. Isso tem custo, e vem no preço médio de 400 reais para obter um.

O modo como transporta-se o conjunto é perfeito em termos de design e praticidade, o plugu-n-play é exatamente como esperado. O kit do produto ainda acompanha uma pequena “luva” para levar o controle/dongle protegidos de danos. Como acabamos de dizer, sem avaliar preço e utilidade, a peça é muito acima do normal.

Continua após a publicidade

Porém, nosso trabalho é te falar a realidade: por este valor é possível encontrar inúmeras ferramentas que fazem exatamente a mesma coisa no mercado, boa parte delas abaixo do preço cobrado pelo Logitech Presentation Remote. Não achamos que ele vale a pena, principalmente ao notar que o pequeno controle não traz versatilidade e foca apenas no que propõe, sem dar nenhuma chance para quem apenas usaria ele como mouse sem fio fora dos momentos de apresentação (ou durante os problemas que algumas apresentações costumam dar).

Faz muito bem o que promete, porém, poderia ir mais além.