Análise de Produto 328 / 359 vídeos

Lenovo Vibe K6 Plus [Análise / Review]

11:26 | 18 de Setembro de 2017

A Lenovo é dona da Motorola, mas ainda aposta na sua linha de assinatura própria, a linha Vibe. No ano passado a Lenovo introduziu no mercado nacional dois modelos intermediários, com configurações interessantes e preços atrativos. Mas será que eles valem a pena ou o esquema é ir de Moto G mesmo?

É hora do Vibe K6 Plus ser desafiado pelo Canaltech; será que ele aguenta o tranco?

O APARELHO

A Lenovo não inventou moda nem quis inovar aqui, e temos um autêntico intermediário em todos os sentidos, mas com alguns features muito interessantes de brinde. Pesando aproximadamente 169 gramas, o K6 Plus possui o clássico corpo unibody de metal fosco com bordas plásticas para a propagação de sinal e linhas chanfradas nas partes de cima e de baixo, dando um toque pessoal para ajudar a diferenciar o aparelho entre tantos aparelhos chineses praticamente idênticos ao K6 Plus. Ele não é exatamente fino para os padrões de hoje, e ainda bem! Isso permite uma construção mais robusta e principalmente mais bateria, algo que a própria Motorola/Lenovo vem ignorando em seus recentes lançamentos, para o desespero dos mais viciados em smartphones. Câmera saltada para fora do aparelho e leitor biométrico redondo na traseira (que funciona muito bem por sinal) também sao comuns em intermediários de 2016 e estão presentes aqui, e de forma geral, o dispositivo é confortável nas mãos, com bordas arredondadas e bastante escorregadias, então recomendamos uma case protetora para evitar acidentes.

DISPLAY e MULTIMÍDIA

O Vibe K6 Plus possui um display IPS LCD de 5,5 polegadas, na resolução full HD, com excelentes 406 ppi de densidade, o que pra um intermediário é bem interessante. Na parte frontal temos as touch keys do Android sem retroiluminação e no padrão da Lenovo, com o intuito de eliminar os botões virtuais e aproveitar mais espaço na tela. E falando sobre a qualidade da tela, bem, vemos um clássico display LCD aqui: Cores equilibradas e mais naturais aos olhos, e vidro 2,5d e proteção contra riscos nas especificações oficiais da Lenovo, que aguentou muito bem os nossos períodos de testes, e não apresentou riscos ou danos estéticos.

Porém notamos dois problemas pertinentes que eu devo citar antes que você compre o dispositivo: O contraste do display é inferior à muitos LCDs do mercado, trazendo a tona cores lavadas e sem muita vida, além dos clássicos tons de preto beeeeem acinzentados, e cores que tentam parecer naturais, mas que acabam perdendo aquela vivacidade que alguns filmes e games oferecem. Além disso, o display não é dos mais brilhantes e fica bem difícil enxergá-lo sob luz do sol, o que por um lado economiza bateria de maneira forçada, mas que limita bastante o uso pleno no dia a dia do usuário.

Falando de áudio, o K6 Plus conta com um único speaker na parte de baixo do aparelho, e que é baixo e sem tons graves mesmo em volume máximo. O K6 Plus possui um truque interessante na manga: o sistema de áudio DOLBY ATMOS, presente em toda a linha Vibe, que pode incrementar o áudio tocado tanto pelos speakers quanto nos seus fones de ouvido.

Aqui vai uma dica de alguém amante do bom áudio: Se você não entende muito de equalizadores, e só quer um som de boa qualidade nos fones de ouvido, mantenha o Dolby desligado, pois os presets que vem no aplicativo mais atrapalham do que ajudam na qualidade final.

ESPECIFICAÇÕES

O Vibe K6 Plus foi lançado como uma alternativa aos Moto G4 Plus, Zenfone 3 Max e outros intermediários que possuíam tela grande, e bateria que durasse ao menos um dia fora da tomada, e e temos um conjunto de hardware interessante aqui.

O Vibe K6 Plus conta com:

* Chipset Snapdragon 430 Octacore
* 4 Núcleos Cortex A53 rodando à 1.4ghz para alta performance
* 4 Núcleos Cortex A53 rodando à 1.0 ghz para economia de energia.
* GPU Adreno 505
* 3 gb de memória RAM DDR3
* 32gb de armazenamento interno expansível até 256 gb
* Android 6.0.1 rodando a interface Vibe UI

E pra vocês que são apaixonados por testes de Benchmark e números malucos, vejam no vídeo os resultados obtidos nos testes realizados aqui no Canaltech.

USABILIDADE E DESEMPENHO

Nós temos um conjunto de features bem honestos e que podem atender a maioria dos usuários que buscam um smartphone para games casuais, redes sociais e consumo multimídia. O Vibe K6 Plus roda bem a sua interface, a Vibe UI, mas caso você prefira o clássico aspecto do Android Puro, com gaveta de apps e rolagem vertical dos apps na tela, você tem a opção de trocar a cara do sistema pelo outro launcher nativo chamado "Android". A usabilidade em si é fluida e a interface responde bem aos comandos, e conta com alguns apps da Lenovo que não pesam no sistema, e tirando o app da Dolby, provavelmente você não usará e nem notará esses apps no sistema. Há uma série de temas para personalizar o dispositivo que podem ser baixadas do app Theme Center, caso você enjoe da interface.

O desempenho aqui é consistente, porém com limitações impostas pelo Snapdragon 430. Ele se comporta bem em apps básicos, como navegadores, apps de redes sociais, mensageiros e games mais leves, e a multitarefa é satisfatória na maioria das transições entre apps, e os 3gb de RAM dão conta do recado se você não for muito exigente com aqueles segundos de espera para alguns apps carregarem por completo. Já em games com gráficos um pouco mais avançados, notamos as limitações do chipset aqui: Temos várias esperas entre loading de games, algumas quedas de frames notáveis e sentimos o processador lutando bravamente para segurar a barra que é gostar de games pesados, como Asphalt Xtreme, Real racing 3 e Breakneck, que apresentaram desempenho inconsistente, com algumas boas quedas de frames, mas que segura a jogabilidade em um nível aceitável na maioria dos casos.

Se você não for muito exigente e não cobrar demais do Vibe K6 Plus, vai ter um smartphone bem bacana para as atividades mais básicas,e terá um excelente aproveitamento de bateria. Se você for um gamer hardcore ou usar bastante o seu K6 Plus, vai bater aquele arrependimento de ter comprado ele ao invés de outro dispositivo...

CÂMERAS

O Vibe K6 Plus possui um conjunto de câmeras que podem enganar bem os mais desavisados que só leem as especificações da caixinha do aparelho, e acham que megapixels resolvem tudo…

A câmera principal possui 16 megapixels, e grava vídeos com resolução máxima em Full HD a 30 quadros por segundos.

O sensor pode ter um bom número de megapixels, modos que a Lenovo chama de "Smart", que prometem fotos superiores quando tiradas em modo automático, e até alguns truques bacanas, mas não se espante se dissermos que a câmera é bem mediana, exibindo fotos com níveis médios de detalhes mesmo em boa luz, com cores ligeiramente lavadas e cores mais puxadas para a paleta de tons frios. O grande problema aqui é a exposição, fazendo a câmera ficar maluca ao tentar regular o quanto de luz entra no sensor, deixando o objeto no completo escuro se apontado para qualquer superfície mais clara, e explodindo mil sóis de luz quando apontado para locais mais escuros, como uma camiseta preta ou qualquer parte menos exposta da cena. O software da câmera é bem confuso e o foco segue o mesmo ritmo, exigindo muita paciência por parte do usuário para tirar uma boa foto,

Em baixa luz, notamos muito ruído devido ao iso alto, e bastante dificuldade na hora de focar, tornando a experiência bem complicada.

A câmera frontal conta com 8 megapixels, e grava vídeos em até 1080p a 30 frames por segundo. Pra selfies e vídeos ela tem o mesmo problema da câmera traseira, expondo bizarramente errado as cenas em certos momentos, e produzindo fotos com cores mais lavadas que a maioria dos concorrentes na sua faixa de preço.

Pra fotos básicas em redes sociais, o K6 Plus pode ser até bacana, mas levando em consideração a qualidade mais básica de ambos os sensores e os problemas com o software de câmera da Lenovo que vem desde o Vibe K5, eu consideraria esse smartphone apenas para fotos beeem casuais para redes sociais, e só.

BATERIA e ACESSÓRIOS

O Vibe K6 Plus conta com uma bateria de 4000mah, e que em meu uso diário, com redes 4G sempre ligadas, tela sempre no brilho máximo, uso de apps de mensageiros, redes sociais, alguns stories no instagram, várias fotos tiradas ao longo do dia, reprodução de 2 horas de Spotify e jogos casuais por meia hora, eu cheguei ao final do dia com aproximadamente 38% de bateria, e nos dias que exagerei em games pesados, o número caiu para 26%, o que mostra que o Snapdragon 430 é bem econômico em standby e quando opera em velocidades baixas de clock, mas se você apelar e forçar a barra, ele vai arregar e gastar mais bateria do que o normal. Para usuários básicos, a bateria não vai deixar na mão.

No nosso teste de stress, realizando streaming de vídeos via wi-fi, com brilho e volumes máximos por uma hora ininterrupta, nós obtivemos uma taxa de descarga de 16%, um número não muito bom se pensarmos na grande bateria de 4.000mah embarcada aqui, e que te lembra que esse dispositivo é realmente voltado para usuários que não jogam muito, ou não são tão exigentes com os seus dispositivos móveis.

VALE A PENA?

O Vibe K6 Plus tem como atrativos sua tela grande e agradável de 5.5 polegadas, sua grande bateria de 4.000mah e seu design bem acertado em metal, e custa hoje em dia, um ano após o seu lançamento, algo entre R$650,00 e R$890 reais, o que pode não valer a pena se pensarmos em escolhas mais atuais da própria Lenovo como o recém lançado Moto G5s ou o Galaxy J7 Neo, que custam um pouco mais e entregam vários features e benefícios para o usuário que não notamos no K6 Plus. Se achar uma oferta mais barata nessas promoções doidas por ai, e quiser boa bateria e design mais robusto, e não for muito exigente com o seu smartphone, o K6 Plus pode ser boa opção.