Publicidade

Análise | Testamos o Zenfone 4 Max Plus

Por Wellington Arruda | 17 de Maio de 2018 às 11h48

Link copiado!

Análise | Testamos o Zenfone 4 Max Plus
Tudo sobre ASUS

Muitos de vocês já estão de olho no Zenfone 5, mas muitos de vocês também nos pediram para conhecer melhor o Zenfone 4 Max. Resumindo um pouco sobre o que nós vamos falar, é basicamente sobre uma bateria de 5.000 mAh com display… e que faz ligações, tem duas câmeras e tudo mais.

Mas, se você está de olho neste aparelho, fique sabendo que nós testamos o modelo X015D, ou o ZC550TL, que é vendido lá na Ásia. Os principais aspectos desse modelo a gente vai conferir agora, bora lá.

BATERIA

Bom, como a bateria é exatamente a proposta do Zenfone 4 Max Plus, vamos começar falando dela. São 5.000 mAh que realmente permitem você ficar com o celular em funcionamento por dias dias bem intensos. No total, aqui conosco, ele manteve uma média de 10 a 12 horas de tela num período de 48 horas.

Continua após a publicidade

Para quem usa o smartphone poucas vezes, mas ainda precisa dele funcionando por longos períodos, os modos de economia de energia ainda podem garantir um terceiro dia de uso. Esta não chega a ser uma certeza de autonomia, já que o uso varia entre cada pessoa.

Como existe bateria de sobra no smartphone, outro recurso bacana é que ele consegue também carregar outros dispositivos. Isso é bem legal para quem tem o costume de sair com dois aparelhos ao mesmo tempo.

Mas você deve estar imaginando que carregar os 5.000 mAh não é uma tarefa fácil para a porta MicroUSB - e não USB-C. E realmente não é. Você pode esperar aí por 2h30 a 3h com ele plugado na tomada, mas aqui há algo interessante. O Zenfone 4 Max não foi feito para estar na energia recebendo recargas rápidas, por isso tenta manter a autonomia estendida para que você faça isso quando realmente for conveniente.

A única questão não muito agradável de bateria do Zenfone 4 é na hora de reproduzir vídeos por streaming. Conosco, reproduzindo os vídeos no YouTube e com brilho no máximo, o celular registrou uma descarga média de 19% por hora.

Continua após a publicidade

Neste caso, resume-se que o smartphone tem uma autonomia bem estendida para quem busca redes sociais, aplicativos de trabalho ou até mesmo para o uso mais simplório. Se você espera uma autonomia muito boa com conteúdo multimídia, é bom ir com expectativas dentro dos padrões.

DESIGN E TELA

A cara do Zenfone 4 Max Plus que é vendido lá fora é a mesma do Zenfone 4 Max vendido por aqui no Brasil, mas com algumas pequenas diferenças. A primeira delas é que não existe nenhuma listra para antenas na traseira, embora o dispositivo NÃO tenha o alumínio no seu corpo.

É um celular grande e escorregadio, porém bonito e bastante simples. Ele não é do tipo que vem com mais tela do que borda, mas estamos lidando com um dispositivo de custo acessível, então ‘ok’. O microfone e alto-falante principais estão em baixo, com os botões de volume e energia na lateral; há também um microfone secundário entre a câmera, que fica um pouquinho saltada, e o flash dual-tone.

Continua após a publicidade

Ele também tem o leitor biométrico na parte da frente, no meio, e em um botão pressionável. E aqui, outra diferença: ele não tem botões capacitivos de navegação, como no modelo brasileiro. Deste modo, os botões ficam aqui mesmo, na tela.

O Zenfone 4 Max Plus utiliza uma bandeja híbrida para ser dividida entre os dois chips de operadora, ou por um chip e um cartão MicroSD. Ele ainda vem com tela de 5,5 polegadas com tecnologia IPS LCD, mas que traz resolução HD (1280 x 720p).

É bastante perceptível que as imagens estão com qualidade baixa neste modelo, e há distorções nas cores quando variamos o ângulo do smartphone. As cores apresentadas perdem saturação, e nem nos ajustes você pode calibrar e contornar este problema.

ESPECIFICAÇÕES E BENCHMARK

Continua após a publicidade

Para quem esperava um monstro, vamos com calma:

  • Chipset MTK6750 (octa-core 1.5 GB GHz)
  • GPU Mali-T860 MP2
  • 3 GB de RAM
  • 32 GB de armazenamento (X GB livres)
  • Bluetooth 4.0

Aqui no Brasil, o Zenfone 4 Max é vendido nas versões com 2/16 GB e Snapdragon 425, ou 3/32GB com Snapdragon 430. De qualquer forma, aqui vão os benchmarks feitos com o celular.

DESEMPENHO E SOFTWARE

Continua após a publicidade

O conceito básico do Zenfone 4 Max Plus é bem apresentado pela Asus. O smartphone, neste modelo, com chipset da MediaTek, nitidamente não foi feito para entregar desempenho forte. Deste modo, caminhar dentro da média, mas com autonomia prolongada, é o que você deve esperar.

O smartphone vem com Android 7.1 Nougat instalado, mas até agora não recebeu nenhum update para o Oreo. A interface da ZenUI vem da mesma maneira, carregada de animações, modificações, transições e efeitos que pesam no desempenho. O que eu fiz durante os dias de testes, foi instalar a Nova Launcher para ter mais fluidez de navegação.

Mas, não se engane, pois ele também não é aquele smartphone fraco. Você vai, sim, conseguir jogar alguns games, mas sempre com a possibilidade da taxa de quadros ser reduzida quando se tratar de um título mais pesado.

Deste modo, visualize que ele tem foco na vida útil da bateria, e não no desempenho. É tudo entregue de maneira limitada, porém assumindo a expectativa de não decepcionar com o uso mediano.

Continua após a publicidade

CÂMERAS

De todos dessa linha de aparelhos "We Love Photo", o Zenfone 4 Max é o único que veio com as especificações mais simples na câmera. São 13 MP f/2.0 + 8 MP f/2.4 na traseira, e mais um de 5 MP f/2.4 para a frontal.

No caso dos sensores da parte de trás, um deles tem ângulo de captura de até 180 graus, como numa espécie de fisheye. Mas, entenda que estes são sensores simples, pequenos e que capturam imagens sem tanta nitidez, o que por vezes resulta em áreas praticamente sem textura.

Considere, então, que o ZenFone 4 Max cumpre o básico na hora de fazer fotos, mas com o adicional das imagens mais amplas com o sensor secundário. Com a câmera frontal, o resultado também é muito básico, então é mais fácil apelar para o modo HDR ligado.

Continua após a publicidade

CONCLUSÃO

Com a linha Zenfone 4 a Asus consolidou a marca “We Love Photo”, e o Zenfone 4 Max Plus tenta seguir essa linha sem fugir muito da sua proposta, que é a bateria. As fotos clicadas com o smartphone são bem simples, sem muita nitidez e com a aplicação do software tentando organizar as coisas, mas sem muito sucesso.

Ainda assim, o desempenho dele pode ser muito bom para um smartphone que tem custo estimado em US$ 200. Ainda em tempo, o Zenfone 4 Max é um dos celulares segmentados mais específicos, tendo em vista que, atualmente, a bateria é um ponto crucial.

Neste caso, considere o Zenfone 4 Max Plus um smartphone que vai segurar a barra enquanto você mantém o uso dentro do normal, sem forçar com muitos jogos ou vídeos online. Aí a autonomia dele é realmente muito boa.

Continua após a publicidade


Mas, atente-se que este modelo específico que nós testamos não é o vendido oficialmente no Brasil, tanto que a caixinha dele é diferente. Mas, e vocês, ainda estão procurando por um smartphone com vida útil maior? O que acham do Zenfone 4 Max Plus? Contem aqui pra gente!