Publicidade

ZF apresenta soluções para carros autônomos e sofwares veiculares

Por| Editado por Jones Oliveira | 02 de Dezembro de 2021 às 11h10

Link copiado!

Divulgação/ZF
Divulgação/ZF

A alemã ZF é um dos principais players do mercado automotivo quando pensamos em software e conectividade. Já pensando no futuro do setor e na rápida melhoria dos automóveis, a empresa realizou uma apresentação de algumas de suas soluções que, certamente, estarão no "carro do futuro".

Em um bate-papo com a imprensa, que contou com a participação do Canaltech, Uwe Class, vice-presidente de Desenvolvimento de Sistemas Avançados da ZF, mostrou um pouco do que a companhia prepara para os próximos anos em termos de conectividade, segurança, direção autônoma e até desempenho dos automóveis.

Como destaque, a ZF conta com um middleware para integrar todos os comandos de um carro de modo a tornar a viagem mais segura e ainda mais sob o controle do motorista. Segundo Class, isso acontece porque o programa interno da companhia age de modo inteligente para integrar os movimentos e recursos tecnológicos do veículo.

Continua após a publicidade

Além disso, a ZF também trabalha em soluções de armazenamento de dados na nuvem, mas voltados para veículos autônomos, outro segmento em que ela estará presente daqui para frente. Na apresentação, Class mostrou como eles vão trabalhar as tecnologias que cercam esses automóveis.

Para isso, será crida uma plataforma holística de integração e dados, a ZF Cloud, para digitalizar todos os processos de produção e negócios industriais e operacionais da empresa em parceria com o Microsoft Azure.

As novas capacidades irão processar o enorme volume de dados gerado por veículos que usam tecnologias ZF para otimizar ainda mais a conectividade dos componentes e permitir funcionalidades de veículos totalmente novas, incluindo direção automatizada e shuttles autônomos.

Continua após a publicidade

Popularização de tecnologias autônomas

Durante a apresentação, Class chegou a comentar sobre como o mercado vai se adequar a essa nova realidade de carros mais inteligentes. A previsão da ZF é que suas tecnologias estejam nos automóveis pelo mundo a partir de 2024, principalmente as soluções de middleware, o mesmo já não se pode dizer de carros essencialmente autônomos.

"Ainda teremos que esperar alguns anos para vermos carros completamente autônomos disponíveis. Na verdade, vejo isso acontecendo em alguns mercados e sob circunstâncias operacionais bem específicas", explicou Class, ao Canaltech, em clara alusão de que este tipo de veículo, em um primeiro momento, estará nas mãos de empresas e não dos consumidores em geral.