Intel vai lançar serviço de táxis autônomos na Alemanha em 2022

Intel vai lançar serviço de táxis autônomos na Alemanha em 2022

Por Felipe Ribeiro | Editado por Jones Oliveira | 09 de Setembro de 2021 às 12h20
Divulgação/Intel

A Intel segue seus planos de expansão no promissor mercado de carros autônomos. A gigante da tecnologia, por meio de sua subsidiária Mobileye, fechou um acordo com a empresa de aluguel de carros Sixt para lançar um serviço de táxis autônomos em Munique, na Alemanha, uma das cidades que estão mais avançadas nas regulamentações para que esse tipo de veículo funcione.

O anúncio dessa parceria foi feito durante o evento de mobilidade IAA, que está acontecendo justamente em Munique. O acordo também prevê a participação do aplicativo de rastreamento de tráfego e transporte público Moovit, que também foi adquirido pela Intel recentemente. Com ele, será possível agendar as corridas e ver onde que os carros estão posicionados, como já acontece com os ônibus e metrô cadastrados no app.

Para transportar as pessoas, serão utilizados os veículos autônomos da MoovitAV e da Sixt equipados com o sistema de condução da Mobileye, o Mobileye Drive. Esse pacote é composto por um sistema de computação e subsistemas de detecção equipados com câmeras, radares e os sensores LiDAR. Além disso, o mapeamento é feito pela tecnologia REM, que coleta dados de veículos equipados com esse recurso para construir mapas de alta definição.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Segundo a Intel, o padrão de produção desses carros será elevado e promete atender a uma grande quantidade de passageiros, mesmo com o serviço não sendo liberado de modo massificado e comercial. Isso acontece porque as empresas ainda precisam regulamentar o serviço oficialmente, com testes exaustivos a partir do início de 2022. Se tudo correr bem, a ideia é expandir para o público em 2025.

(Imagem: Divulgação/Intel)

Segundo a Intel, a participação no serviço de táxi autônomo será restrita a alguns convidados e em ambientes controlados revelados posteriormente.

Fonte: Intel

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.