Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Intel e Geely querem fazer carro autônomo popular e já têm data para lançamento

Por| Editado por Jones Oliveira | 07 de Janeiro de 2022 às 14h10

Link copiado!

Divulgação/Waymo
Divulgação/Waymo
Tudo sobre Intel

Os carros autônomos devem ser, essencialmente, veículos operados por empresas e para uso comercial, como transporte de carga e passageiros. Entretanto, algumas empresas pensam diferente e querem que o consumidor final tenha seu próprio automóvel "vivo", casos de Intel e Geely, que unem forças em um projeto que pode revolucionar o mercado.

A ideia é que a chinesa Geely aloque sua empresa de carros elétricos, a Zeekr, para trabalhar juntamente com a Mobileye, braço da Intel especializado em veículos autônomos, de modo a desenvolver um automóvel autônomo que as pessoas possam manter em casa a um preço considerado acessível.

Esse carro teria nível 4 de direção autônoma, ou seja, poderia operar sem qualquer intervenção humana desde que dentro de uma área delimitada, como uma cidade ou país inteiro, mas rotas preestabelecidas. Para tal, o veículo seria equipado com o que há de melhor na Mobileye para condução automatizada e mapas.

Continua após a publicidade

Segundo o pessoal do The Verge, o veículo seria construído com base na SEA, plataforma de código aberto da Geely que inclui sistemas para frenagem, direção e potência. Já do lado da Mobileye, a contribuição em termos de hardware e software teria como destaque o Road Experience Management, mapa 3D atualizado em tempo real.

A Mobileye, que tem sede em Israel, também planeja aumentar sua presença na China, contratando mais funcionários e construindo um data center.

Quando será lançado?

Continua após a publicidade

A expectativa da Geely e da Intel é de que o primeiro carro fruto da parceria seja lançado na China em 2024 e nos demais anos em outros mercados.

Fonte: The Verge