Hyundai lança serviço de táxi autônomo na Coreia do Sul

Hyundai lança serviço de táxi autônomo na Coreia do Sul

Por Felipe Ribeiro | Editado por Jones Oliveira | 13 de Junho de 2022 às 11h00
Divulgação/Hyundai

A Hyundai lançou o RoboRide, um serviço de táxi autônomo de nível 4 que começou as operações em um distrito de Seul, a capital da Coreia do Sul. Para esse trabalho, a empresa deslocou algumas unidades do Ioniq5, seu carro 100% elétrico, totalmente equipado com sistemas de condução automática.

A ideia da Hyundai é de oferecer esse serviço para mais pessoas por meio de um aplicativo chamado i.M, que também está em testes. A viagem inaugural contou com a presença do prefeito de Seul e precisou ser feita no distrito de Gangnam por conta da instalação já efetuada de semáforos inteligentes.

Ioniq5, carro elétrico da Hyundai, em ação durante o serviço de táxi autônomo (Imagem: Divulgação/Hyundai)

Diferente da Waymo e outras empresas que já testam táxis autônomos, a Hyundai ainda colocará um motorista emergencial para eventualidades dentro dos Ioniq5 do RoboRide. Isso acontece porque, além do desenvolvimento dos sistemas de condução autônoma, a empresa quer testar outros recursos que serão inseridos em carros convencionais.

A Hyundai está desenvolvendo seu próprio pacote Advanced Driver Assistance System (ADAS, na sigla em inglês), que tem recursos como o piloto automático adaptativo, alerta de colisão frontal, frenagem autônoma, entre outros. Ao equipar os carros autônomos, a empresa pode colher dados importantes para esse sistema.

“No Hyundai Motor Group, estamos desenvolvendo tecnologia de direção autônoma de nível 4 com base no Advanced Driver Assistance System (ADAS), desenvolvido internamente, cuja funcionalidade e segurança são verificadas através da produção em massa e lançamento comercial bem-sucedido.

Esperamos que este serviço piloto RoboRide seja um importante ponto de inflexão que nos permitirá internalizar a tecnologia de direção autônoma”, disse Woongjun Jang, vice-presidente sênior e Chefe do Centro de Condução Autônoma do Hyundai Motor Group.

Os Ioniq5 disponíveis para o RoboRide são equipados com sistema de condução autônoma de nível 4, ou seja, a direção é feita somente pelo carro, mas ainda é necessária a presença de um humano no veículo. Não foi informado se a empresa vai testar um pacote de nível 5, este sim sem a necessidade de um motorista.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.