/i529864.jpeg)
Honda finaliza testes de carro autônomo "amigo dos pedreiros"; veja como foi
A Honda trabalha de modo muito discreto no segmento dos carros autônomos, mas isso não quer dizer que ela não esteja investindo pesado no desenvolvimento desses produtos. Nesta segunda-feira (15), a gigante japonesa revelou com detalhes como ficou seu protótipo de veículo elétrico e autônomo de trabalho, voltado para o transporte de cargas pesadas e uso em obras e outros ambientes inóspitos.
- Honda testa pela 1ª vez motor que será usado em seu foguete reutilizável
- Esses são os planos da Honda para entrar de vez no mercado espacial
- Honda revela sua estratégia para carros elétricos — mas ela é bem controversa
O Honda AWV, como é chamado, foi desenvolvido em parceria com a Black & Veatch (B&V), uma empresa norte-americana especializada na geração de energia solar e outros projetos sustentáveis. Os testes foram realizados em um canteiro de obras no estado do Novo México, nos Estados Unidos, em que a B&V faz inúmeras atividades de reboque, transporte de materiais pesados, água e insumos para construção.
Para o funcionamento perfeito do carro autônomo, a Honda produziu um mapa de alta definição do local, que media perto de 1.000 acres (mais de 400 hectares). Com isso, permitiu aos operadores da Black & Veatch definir com precisão os pontos de partida e parada para várias unidades do Honda AWV usando uma interface de aplicativo baseada em nuvem que roda em tablets e PCs. Os veículos entregaram materiais com sucesso ao longo de uma rota calculada e provaram ser capazes de parar a centímetros dos pontos predefinidos, sempre com comandos remotos.

"Com nosso parceiro de testes, Black & Veatch, a Honda foi capaz de demonstrar o desempenho de nosso protótipo de veículo de trabalho autônomo totalmente elétrico em um ambiente de construção em grande escala. Acreditamos que o Honda AWV tem potencial para trazer maior eficiência, níveis mais altos de segurança e melhor desempenho ambiental para a indústria de construção e para outras indústrias que buscam uma solução autônoma em ambientes off-road", disse Kenton Williams, líder do projeto nos EUA para o Honda AWV, em comunicado.
Ainda segundo a Honda, os testes no campo de obras da B&V também demonstraram a viabilidade do sistema de bateria do Honda AWV para suportar sensores que consomem muita energia e fornecer a propulsão do veículo. O limite do veículo trabalhando sempre em capacidade máxima de carga pode ser de até oito horas, independentemente da temperatura. No caso do exercício no Novo México, o ambiente estava bem quente. A capacidade do Honda AWV é de 400kgs na caçamba e 725kgs em reboque.
/i529864.jpeg)
/i529865.jpeg)
A Honda não deu pistas se deve lançar esse carro autônomo oficialmente no mercado, mas afirmou que seguirá com os testes do AWV em outros sítios.
Gostou dessa matéria?
Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.