Recupere arquivos corrompidos no seu PC com o Recuva

Por Redação
photo_camera reprodução google

O Recuva recupera arquivos corrompidos ou deletados por acidente do seu computador. Além de trazer de volta arquivos no Windows, ele atua em câmeras digitais, pendrives e MP3 players.

O programa, que é gratuito e em português, é compatível com todas as versões do sistema operacional da Microsoft e é ótimo para quando você exclui sem querer aquele trabalho importante ou quando seu pendrive simplesmente corrompe um documento. Nessas horas, o Recuva consegue recuperar seus arquivos de uma maneira bastante simples, fazendo uma varredura detalhada para encontrar o que você precisa ter de volta.

Como isso é possível

Geralmente, quando apagamos um arquivo do computador ou formatamos o HD, os arquivos não são excluídos imediatamente. Ao apagar um dado, estamos apenas o removendo para liberar espaço. Por isso, se nenhum novo arquivo tiver ocupado seu lugar, é bem provável que ele ainda esteja lá. Cabe ao Recuve encontrá-lo e trazê-lo de volta ao seu espaço de armazenamento. No entanto, vale lembrar que se ele já tiver sido sobrescrito, o programa pode não conseguir recuperá-lo completamente.

Recuperando um arquivo deletado por engano

Já apagou algum documento do seu computador por engano? Não perca as esperanças. Pode ser que ele ainda esteja em alguma parte do seu PC. Excluímos um arquivo compactado da nossa Área de Trabalho e conseguimos recuperá-lo usando o Recuva. Veja como fazer você pode fazer isso no seu computador. Você também pode recuperar dados excluídos ou corrompidos no seu pendrive.

Recuva Prints

Depois de instalar o Recuva, abra o programa e clique em "Avançar". Ele então vai perguntar que tipo de arquivo você está tentando recuperar. Você pode especificar o que está procurando, mas também pode clicar em "All Files" caso queira recuperar arquivos de vários tipos de uma vez.

Em seguida, o software pede para que você especifique em qual local os objetos estavam antes de serem perdidos. Caso eles estejam em um local específico, clique em "Navegar" para indicar a pasta. Se não tiver certeza de onde estavam os arquivos, marque "Não Tenho Certeza" para que o programa procure em todo o seu computador.

Feito isso, clique em "Avançar" e em "Iniciar". Depois de buscar os arquivos, o Recuva vai mostrar uma tabela com tudo o que foi encontrado de acordo com seus filtros de busca. Marque os arquivos que quer trazer de volta, clique em "Recuperar..." e escolha um local do computador para alocá-los.

Recuva Print

O Recuva então mostra um pequeno relatório mostrando quantos arquivos foram recuperados e quais foram reestabelecidos para seu local de origem apenas parcialmente (provavelmente porque já foram sobrescritos no HD).

Você conhece outras ferramentas para recuperar arquivos corrompidos? Compartilhe com a gente nos comentários abaixo.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.