Publicidade

Novo Beta do Safari permite que sites adaptem tema para complementar modo escuro

Por| 26 de Outubro de 2018 às 17h34

Link copiado!

Novo Beta do Safari permite que sites adaptem tema para complementar modo escuro
Novo Beta do Safari permite que sites adaptem tema para complementar modo escuro

Até então, sabe-se que o modo escuro do macOS Mojave se aplica automaticamente ao dock, barra de menus, comandos do sistema e aplicativos de terceiros, tirando o máximo da função para que os usuários de Mac consigam aproveitar tudo que o tema tem a oferecer. No entanto, os sites da web ainda não conseguem acompanhar essa mudança.

Isso se tornou um grande aborrecimento para usuários Mac, pois a aparência escura do sistema e diversos de seus aplicativos estavam entrando em grande contraste com o branco brilhante dos sites acessados pelo Safari. Contudo, isso parece estar prestes a mudar.

Para tanto, o Safari contará com um novo recurso, atualmente em beta, através do Technology Preview, mas deverá chegar futuramente aos navegadores da Apple. A função em questão inclui suporte aos códigos de preferências de esquemas de cores, o que deverá permitir que os sites se adaptem automaticamente ao tema e aparência do restante do sistema.

Isso significa que caso o usuário esteja usando o modo escuro do Mojave, os sites deverão se atualizar e adquirir uma aparência temática escura também. A Apple lança versões do Safari Technology Preview a cada duas semanas e o suporte para o modo escuro está sendo lançado nesta quinta-feira (25), juntamente da versão 68.

Continua após a publicidade

O Safari Technology Preview é uma espécie de campo de testes para os recursos do Safari e desenvolvedores podem instala-lo junto com o Safari normal e usar ambos alternadamente. E com o novo recurso, os sites terão a opção de adaptar seu estilo para a aparência dos sistemas operacionais, sejam estes claros ou escuros.

Vale ressaltar que o recurso não é ativado automaticamente e requer que cada site adote a medida — algo que deve demorar a acontecer, dada a relativamente baixa participação de mercado do Safari rodando no macOS Mojave. Ainda assim, os testes estão sendo feitos e após essa etapa ser finalizada, as alterações serão distribuídas para todos os usuários em atualizações de software, geralmente atreladas ao sistema operacional.

A adição de um esquema de cores preferenciais, portanto, significa que o recurso será implementado no macOS Mojave 10.14.1 (atualmente em beta 5). Especula-se com isso que o recurso será lançado para Safari oficialmente no início de 2019.

Fonte: 9to5Mac