5 programas de captura de tela no Windows

5 programas de captura de tela no Windows

Por Rodrigo Folter | Editado por Guadalupe Carniel | 16 de Março de 2022 às 17h55
Rodrigo Folter/Canaltech

Poucas pessoas lembram da época em que a tecla print screen não estava presente em nossos computadores, uma função amplamente usada por nós, mas com limitações. Hoje além dela, contamos com programas de captura de tela no Windows para fazer melhor uso dessa função bastante utilizada por nós.

Estes programas de captura vieram como solução, permitindo captura e edição diretamente da sua plataforma. Existem algumas opções no mercado, mas separamos cinco para mostrar para vocês, confiram abaixo.

1. Bandicam

O Bandicam é um programa de captura de tela bastante completo, com versão gratuita e paga, que permite ao usuário controlar qual tipo de captura de tela é o melhor para o momento. Entre vídeo, imagem ou o modo de gravação de jogo, você pode selecionar qual área da tela deseja capturar, ao invés de fazer uma captura de tela inteira e depois recortar o que quer.

A navegação no programa é fácil através de sua interface simples, encontrando rapidamente tudo o que precisa. A barra de ferramentas acima permite que o usuário escolha o modo que quer utilizar e o menu lateral oferece o formato e onde salvar o arquivo.

Bandicam permite que você capture a tela do Windows facilmente (Captura de tela: Rodrigo Folter)

2. Snagit

Abrir a ferramenta de captura Snagit oferece um programa atraente, no sentido de que é possível realizar capturas da forma que desejar e com o bônus de poder editar a imagem ali mesmo, sem precisar levar a imagem ou vídeo para um segundo software.

Sua interface é simples, com cores leves que não cansam a vista e boa disposição das funções, fazendo do ato de usar a ferramenta algo prazeroso. O único contraponto é que Snagit não é um programa gratuito, após o período de testes o usuário precisa escolher um plano.

Capture a tela do seu computador e edite como quiser com Snagit (Captura de tela: Rodrigo Folter)

3. Demo Creator

O Demo Creator pode ser outro grande aliado para se ter quando o assunto é tirar prints e salvar capturas com facilidade no dia a dia. É bastante indicado para criadores de conteúdo, visto que capta imagens em alta definição e possui um editor integrado para agilizar o fluxo de trabalho.

Assim como Snagit, é um programa pago com período de testes, mas se faz valer pela praticidade de uso aliado a um potente programa de edição de vídeos que permite inserir anotações, filtros, setas e muito mais. Perfeito para apresentações ou aulas à distância.

Escolha a região manualmente ou através de modelos definidos e capture a tela de seu Windows com Demo Creator (Captura de tela: Rodrigo Folter)

4. NVIDIA Shadowplay

Muito se associa o Shadowplay à jogos eletrônicos, devido à necessidade de conexão com a placa de vídeo da marca, mas se você é um dos que faz parte da família NVIDIA, vale muito a pena utilizar o sistema integrado, cujas funções vão além de capturar os momentos nos jogos.

Basta usar o atalho "Alt+Z" diretamente da sua área de trabalho para iniciar o sistema, daí é só escolher entre tirar print, gravar a tela ou transmitir ao vivo. Prático, fácil e opera de maneira silenciosa enquanto você faz todas as atividades que precisa no PC, ao voltar para o programa, basta pausar a captura, se for vídeo, que tudo é automaticamente salvo em seu computador.

Utilize o Shadowplay da NVDIA para capturar a tela de seu Windows (Captura de tela: Rodrigo Folter)

5. CamStudio

Por último, mas não menos importante, CamStudio é um software de código aberto, conhecido também como open source, com foco na captura de tela em vídeo para tutoriais. É um programa extremamente leve, perfeito para computadores ou notebooks sem tanta potência para programas pesados.

Mesmo com seu aspecto simples, ele permite que selecione uma área da tela que deseja capturar, se quer ou não gravar o áudio do vídeo em tela, ou até mesmo a sua voz através do microfone.

CamStudio é um programa leve, em software aberto, capaz de capturar a tela de seu computador

Para diversas necessidades existe um programa que pode ser feito para você. Vale a pena conferir todos e decidir qual se encaixa melhor ao seu estilo.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.