Google Trends acrescenta dados de seus outros serviços para aprimorar métricas

Por Redação | 27 de Novembro de 2017 às 18h30

A Google anunciou nesta segunda-feira (27) que expandiu os serviços que compõem o Google Trends. Agora, as métricas incluem dados do YouTube, Google Imagens, Shopping e Notícias, além da ferramenta de pesquisa. O Trends é o serviço que permite rastrear o que está bombando na internet em tempo real e também em retrospectiva, tudo por meio de palavras-chave.

Esse acréscimo faz sentido, afinal, as pesquisas feitas no Google já não dão como resultados apenas um conjunto de links. Ao digitar as palavras-chave, o usuário encontra vídeos, notícias e até uma seleção de fotos e vídeos, com link para o Imagens e YouTube. 

Em um post em seu blog oficial, a Google explica que agora o usuário pode pesquisar os resultados de uma forma mais ampla. Como exemplo, se alguém digitar "Taylor Swift" no Trends, não vai mais encontrar apenas as tendências nas buscas, mas também qual vídeo da artista está sendo mais procurado no período analisado.

O funcionamento muda pouco. O usuário digita no campo Explorar Tópicos a palavra-chave e depois, quando surgirem os primeiros resultados, pode optar por pesquisa na web, de imagem, de notícias, do YouTube e Google Shopping. Os filtros por período e localização permanecem os mesmos.

Dessa forma, é possível perceber tendências a partir da pesquisa original, como analisar qual é o comportamento das pessoas depois que um artista aparece em um programa, por exemplo, observando também se há aumento de imagens ou de vídeos.

Fonte: TechCrunch

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.