Google atualiza Chrome, mas nova versão consome ainda mais memória da máquina

Por Redação | 11 de Dezembro de 2017 às 16h42
Tudo sobre

Google

Uma das maiores reclamações por parte de quem usa o Chrome como navegador padrão é o alto consumo de memória durante seu uso. Isso fez com que muita gente decidisse abandonar o Chrome de vez com a chegada do Firefox Quantum que, segundo a Mozilla, consome 30% a menos de bateria do que o navegador da Google. E a atualização 63 do Chrome deve consumir ainda mais memória de sua máquina.

Ainda assim, o Chrome segue na liderança de uso, tanto no desktop, quanto em dispositivos móveis. A atualização já está liberada para download, contando com um recurso chamado Site Isolation, que é o grande vilão no aumento do consumo da memória.

Esse recurso é uma atualização de uma arquitetura adotada pelo Chrome desde seu lançamento, que dedica um único processo para cada guia aberta, fazendo com que o navegador não trave por inteiro quando uma única guia der problema. E o Site Isolation visa melhorar a estabilidade dessa arquitetura, tornando, também, o Chrome mais protegido contra explorações de vulnerabilidades. Só que isso acabará consumindo até 20% a mais da RAM.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Mas a boa notícia é que o recurso chega desativado como padrão assim que o usuário faz o download da versão 63 do Chrome, já que o Site Isolation é voltado a usuários corporativos. Quem desejar ativar a funcionalidade, poderá fazer isso manualmente, ciente do aumento no consumo da RAM do dispositivo.

Além disso, a atualização do Chrome traz um bloqueio de extensões, que dá ao administrador a capacidade de bloquear o uso de extensões no navegador de acordo com os recursos que são usados. Por exemplo, uma determinada extensão pode ser bloqueada se ela tentar acessar o sistema de arquivos do computador.

Fonte: TechTimes

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.