Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Google atualiza Chrome, mas nova versão consome ainda mais memória da máquina

Por| 11 de Dezembro de 2017 às 16h42

Link copiado!

Google atualiza Chrome, mas nova versão consome ainda mais memória da máquina
Google atualiza Chrome, mas nova versão consome ainda mais memória da máquina
Tudo sobre Google

Uma das maiores reclamações por parte de quem usa o Chrome como navegador padrão é o alto consumo de memória durante seu uso. Isso fez com que muita gente decidisse abandonar o Chrome de vez com a chegada do Firefox Quantum que, segundo a Mozilla, consome 30% a menos de bateria do que o navegador da Google. E a atualização 63 do Chrome deve consumir ainda mais memória de sua máquina.

Ainda assim, o Chrome segue na liderança de uso, tanto no desktop, quanto em dispositivos móveis. A atualização já está liberada para download, contando com um recurso chamado Site Isolation, que é o grande vilão no aumento do consumo da memória.

Esse recurso é uma atualização de uma arquitetura adotada pelo Chrome desde seu lançamento, que dedica um único processo para cada guia aberta, fazendo com que o navegador não trave por inteiro quando uma única guia der problema. E o Site Isolation visa melhorar a estabilidade dessa arquitetura, tornando, também, o Chrome mais protegido contra explorações de vulnerabilidades. Só que isso acabará consumindo até 20% a mais da RAM.

Mas a boa notícia é que o recurso chega desativado como padrão assim que o usuário faz o download da versão 63 do Chrome, já que o Site Isolation é voltado a usuários corporativos. Quem desejar ativar a funcionalidade, poderá fazer isso manualmente, ciente do aumento no consumo da RAM do dispositivo.

Continua após a publicidade

Além disso, a atualização do Chrome traz um bloqueio de extensões, que dá ao administrador a capacidade de bloquear o uso de extensões no navegador de acordo com os recursos que são usados. Por exemplo, uma determinada extensão pode ser bloqueada se ela tentar acessar o sistema de arquivos do computador.

Fonte: TechTimes