Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Adobe aposentará o Shockwave em abril

Por| 11 de Março de 2019 às 16h31

Link copiado!

Adobe/Reprodução
Adobe/Reprodução
Tudo sobre Adobe

A Adobe marcou a data do funeral do Shockwave: a partir de 9 de abril de 2019, a plataforma será descontinuada e o Shockwave Player para Windows não estará mais disponível para download.

“À medida que as tecnologias evoluem e o uso de dispositivos móveis aumenta, o conteúdo interativo é transferido para plataformas como HTML5 Canvas e Web GL, e o uso do Shockwave diminuiu”, explica a empresa, em um FAQ.

O Adobe Shockwave é uma plataforma multimídia baseada em navegador para aplicativos interativos e jogos. “A retirada do player Shockwave para Windows é a última etapa de um processo de vários anos: o Adobe Director, uma ferramenta de criação de conteúdo Shockwave, foi descontinuado em 1 de fevereiro de 2017 e o Shockwave player para macOS foi descontinuado em 1 de março de 2017”, afirma a Adobe.

Outras ferramentas da Creative Cloud já substituem o Shockwave na criação de conteúdo, como o Adobe Animate e Adobe AIR. Clientes empresariais ainda terão suporte técnico para o Shockwave continuarão a ser apoiados até o final de seus contratos em 2022.

Continua após a publicidade

Além do Shockwave, a Adobe também deve dar fim ao Flash nos próximos meses. Todos os principais fabricantes de navegadores anunciaram que também suspenderão o suporte para o Adobe Flash em 2020.

Fonte: Adobe FAQ