Quatro alternativas gratuitas para 'turbinar' o mouse no Windows

Por Claudio Yuge

Todo mundo que costuma usar mouse, principalmente quem utiliza máquinas desktop, sabe que algumas funcionalidades poderiam ajudar um pouco mais no dia-a-dia, especialmente no trabalho. Foi pensando nisso que o pessoal do Online Tech Tips listou quatro aplicativos gratuitos que podem ajudar sua vida, turbinando a ferramenta. Confira abaixo:

1. Always Wheel

O software é muito leve e serve para atribuir ao mouse a opção de sempre utilizar sua roldana, em qualquer página que seja possível posicionar a seta. Essa função costuma estar disponível na maioria dos navegadores, mas nem em todo o conteúdo, então, ter essa alternativa vem bem a calhar.

Além disso, com o aplicativo é possível ampliar o uso da roldana, seja para controlar o volume das caixas falantes ou para trazer uma janela do segundo plano para o primeiro. A ferramenta pode também ser configurada para funcionar a cada vez que o Windows seja reiniciado ou em apenas uma sessão específica.

2. Volumouse

Este app tem função parecida com a de controle de volume de som do Always Wheel, porém, é muito mais amplo, com opções detalhadas. O recurso também é útil porque não se mistura com outras ferramentas do mouse, só é acionado quando utilizado com a tecla Alt ou botão esquerdo pressionados.

Com o Volumouse, é possível controlar itens do playback padrão, seja durante as gravações, a reprodução dos alto falantes, o funcionamento do microfone e até outras funcionalidades fora das alternativas sonoras, como ajuste do brilho da tela. Nenhuma das escolhas afeta o uso convencional do mouse e é ideal para quem costuma ajustar o volume do som constantemente.

3. Neatmouse

Quem nunca ficou sem o mouse durante uma sessão de trabalho e teve que se virar momentaneamente somente com o teclado? Pois é, com o Neatmouse, é possível deixar um set de teclas pré-configuradas para o caso do rato parar de funcionar.

A ativação do programa pode ser também configurada previamente com teclas como Caps Lock, Scroll Lock, Num Lock ou qualquer outra customizada. A recomendação é de que os usuários utilizem a navegação sem mouse por meio dos números do pad. Caso não queira, é possível também mudar esse padrão. A grande desvantagem é que não funciona corretamente em laptops.

4. X-Mouse Button Control

A última e mais complexa dica tem tantas opções que vale a pena sentar e dar uma lida completa sem seu Manual de Usuário antes de explorar todo o potencial do aplicativo. Ele basicamente permite que o usuário configure todos os botões do mouse com funcionalidades específicas e em diferentes tipos de perfil.

Ele é especialmente poderoso para quem tem os mouses mais avançados, com 4 ou 5 botões. Cada um deles pode, por exemplo, ser ativado para funções distintas em programas como Chrome, Word, Explorer ou Photoshop.

Todos os perfis configuráveis podem ser acionados por hotkeys ou pelos próprios botões do mouse e há dezenas de opções a serem customizadas para cada um.

Fonte: http://www.online-tech-tips.com/computer-tips/4-free-ways-to-tweak-your-mouse-and-increase-productivity/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=4-free-ways-to-tweak-your-mouse-and-increase-productivity