Lentidão na internet? Descubra onde está o problema (Mac/Programação)

Por Luciana Zaramela

A internet ficou lenta no seu Mac? Você acha que o problema está no servidor que hospeda o site que você está tentando visitar? Ou será que a culpa é do roteador? Nessas horas, os usuários ficam perdidos e não sabem onde mora o problema: no provedor, no computador, no site visitado, no roteador... e muitos apelam para medidas drásticas, que nem sempre são a solução.

Se você está com dificuldades para navegar na web, lembre-se que nem sempre a causa está em um servidor. Para auxiliar a identificar o problema, basta utilizar uma ferramenta simples, chamada WhatRoute. Assim, fica mais fácil descobrir de quem é a "culpa".

O programa traz informações relevantes, realiza testes de portas (portscanner), ping, finger, whois, analisa a LAN e monitora a rede em busca de um diagnóstico. Vale lembrar que o WhatRoute não soluciona o problema: apenas aponta onde ele está, auxiliando bastante a resolvê-lo posteriormente. Talvez, o que você pensava ser um problemão pode ser facilmente resolvido.

Dica: para ter um bom resultado com o programa, verifique as preferências de Firewall, o roteador Wi-Fi (se houver) e o modem. É importante saber:

  • O programa requer que os pacotes ICMP sejam encaminhados em ambas as direções pela rede;
  • Monitorar rota UDP necessita que as portas 33435 e 33495 estejam abertas;
  • Whois requer a porta TCP 43;
  • Finger requer a porta TCP 79;
  • DNS requer a porta TCP/UDP 53 (que provavelmente já está aberta);
  • As buscas por localização geográfica são feitas pela porta TCP 80. Se você utiliza um Proxy, configure-o de acordo para que o programa obtenha sucesso nas buscas.
Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.