6 ferramentas para você lidar melhor com o seu tempo

Por Joyce Macedo

O tempo é um recurso não renovável e nem sempre fazemos o melhor uso dele. Tornar nosso tempo tangível pode nos ajudar a descobrir onde estamos gastando mais do que deveríamos e entender porque sempre achamos que "não temos tempo para nada”.

Nós não podemos controlar o tempo, afinal ele continua inexoravelmente correndo para frente – até que se prove o contrário. Porém podemos mudar nossa relação com ele para tentar aproveitá-lo melhor.

Com o rápido avanço da tecnologia, já existem inúmeros aplicativos e sites capazes de nos ajudar a pensar nosso tempo de forma mais clara. Você já se perguntou, por exemplo, quantas horas passou assistindo televisão no último mês, ou quanto tempo você investiu jogando seus games prediletos? Conheça algumas ferramentas que podem te ajudar a enxergar melhor sua relação com o tempo.

1. Quanto tempo você gasta com seu smartphone: QualityTime

Atualmente, os smartphones são praticamente uma extensão do nosso corpo, mas apesar de toda a praticidade oferecida por eles, é preciso saber lidar com esses dispositivos para não deixar que eles dominem nossas vidas. O uso excessivo já está relacionado até mesmo com doenças que antes não existiam, como o "text neck" (ou "pescoço SMS"), isso sem contar no tempo que desperdiçamos realizando atividades não tão produtivas no celular.

O QualityTime é um aplicativo que permite que você monitore e obtenha relatórios em tempo real sobre quanto tempo você gasta com seu smartphone e em seus aplicativos favoritos. Ele oferece uma análise interessante que permite ao usuário controlar seus hábitos, definindo suas próprias restrições de tempo com recursos como "Alertas" e "Fazer uma pausa”. Para isso, basta configurar um alarme para tocar depois de uma ou duas horas de uso contínuo, por exemplo, para gerenciar e controlar o uso de um aplicativo específico quando necessário.

O aplicativo ainda permite criar resumos de uso diário e semanal dos seus apps favoritos, com a descrição do tempo gasto em cada um deles e o número de vezes que foi acessado. O QualityTime está disponível em português na Play Store para dispositivos Android.

QualityTime

Imagem: Captura de tela / Canaltech

2. Quanto tempo você leva para ler um livro: How Long to Read This

Vamos combinar que ler um livro nunca deve ser considerado um desperdício de tempo. A leitura, além de ser muito relaxante, ajuda a fortalecer nossa mente, mas é preciso admitir que existe algo intimidador numa pilha de livros não lidos. Se você está curioso para saber quanto tempo deverá comprometer para a leitura de um determinado livro, o site "How Long to Read This" pode te ajudar.

A ferramenta conta com um acervo de cerca de 12 milhões de livros cadastrados e estima quão rápido você poderá ler um determinado título. Mas como a mágica acontece? É simples: você digita o título do livro que deseja ler, então o site lhe apresenta um pequeno trecho da obra na tela.

How long to read

Imagem: Captura de tela / Canaltech

Quando você estiver pronto, clique em "Start Reading Speed Timer" para que um cronômetro comece a rodar e a página descubra quantas palavras você lê por segundo. Com base nessa informação, ele irá adivinhar quanto tempo você levará para ler todo o livro. É claro que não são números precisos, mas já é um bom ponto de partida para você tentar descobrir quanto tempo vai levar para finalizar a pilha de livros não lidos que está na sua estante.

How long to read

Imagem: Captura de tela / Canaltech

3. Quanto tempo você gasta assistindo suas séries: Tii.me

Cada dia mais as séries têm dominado nosso tempo livre – facilitadores, como a Netflix, também nos ajudam a dedicar cada vez mais tempo a elas. Mas é claro que assistir aos programas demanda tempo.

O Tii.me é um site que pode ajudar a descobrir quanto tempo você precisa dedicar para assistir um determinado programa. Se você pretende aproveitar o fim de semana cinzento para fazer uma maratona, por exemplo, essa pode ser uma maneira rápida de calcular as coisas.

O funcionamento do Tii.me é bem simples: basta entrar no site, digitar o nome de um programa e o número de temporadas que deseja assistir para que ele faça todo o cálculo. Você também pode adicionar mais de uma série para obter uma média global do tempo gasto em frente à telinha.

Tii.me

Imagem: Captura de tela / Canaltech

4. Quanto tempo você leva para finalizar um jogo: How Long To Beat

Se por um lado o tempo necessário para ler um livro depende da sua velocidade de leitura, o tempo necessário para assistir uma série de TV é um pouco mais estático – tendo em vista que basta você diluir o tempo global no tempo que você pode dispor para essa atividade.

Agora, se você quiser saber quanto tempo vai levar até finalizar um jogo, será difícil encontrar números exatos. Há muitos fatores envolvidos: seu nível de habilidade, se você é o tipo de jogador que explora todas as missões secundárias, entre outros. A ferramenta How Long To Beat funciona por meio de um site capaz de mensurar algumas informações dos usuários para lhes dar uma ideia de quantas horas eles poderão dispensar para finalizar um título.

Tudo funciona de uma maneira bem simples: basta entrar no site e criar uma conta para ver uma lista completa de games de onde é possível pesquisar milhares de títulos. Clique naquele que mais lhe interessa e o site dirá o tempo estimado para completar o game. O site exibe o tempo estimado para aquele usuário que deseja completar apenas a missão principal e também para aqueles que desejam completar objetivos secundários.

How long to beat

Os tempos listados no site são baseados nos relatórios de membros da comunidade do How Long To Beat, o que indica que os games mais populares têm maior chance de possuir estimativas mais corretas. Uma integração com o Steam também permite descobrir quanto tempo um usuário levará para finalizar sua coleção na plataforma.

5. Quanto tempo você vai levar para fazer determinado percurso: Hiking Calculator

Realizar qualquer expedição demanda um bom planejamento. No caso de caminhadas, por exemplo, um dos fatores fundamentais é saber quanto tempo a atividade vai durar para definir alguns pontos, como tipo de roupa a ser usado, quantidade de água e comida necessária, tamanho da mochila, entre outros.

A Hiking Calculator é uma ferramenta muito interessante para quem deseja planejar a subida de uma montanha ou apenas uma caminhada em trilhas mais simples. Isso porque ela permite calcular a soma de algumas variáveis para estimar o tempo médio para realizar tal trilha. Basta inserir os dados no site para obter uma estimativa grosseira, mas ainda assim muito útil, para quem vai planejar esse tipo de atividade.

Os parâmetros oferecidos pelo Hiking Calculator são: Distance (Distância a ser percorrida), Elevation gain (Ganho de elevação, ou quanto você subiu do ponto de partida), Least Athletic Hiker (tipo atlético de quem vai caminhar) e Hike Type (tipo de caminhada).

Hiking Calculator

6. Quanto tempo você gasta no computador: RescueTime

Se você passa grande parte do seu tempo trabalhando na frente de um computador sem excesso de supervisão, é provável que você gaste mais tempo do que deveria com tweets, posts no Facebook e procrastinação em geral. Mas se você segue o lema "tempo é dinheiro", isso pode ser uma preocupação. Para casos como este, existe um programa muito útil chamado RescueTime.

Basicamente, ele monitora tudo o que você faz no seu computador e, em seguida, faz uma análise sobre a sua eficiência e produtividade, mostrando os dias e horas mais produtivos para você. Por meio de gráficos muito interessantes, podemos ter uma visão bem clara sobre tudo o que estamos fazendo em nossas máquinas.

Ele ainda permite fixar objetivos e criar alertas para saber quando você dedicou certa quantidade de tempo para uma atividade, além da possibilidade de bloquear sites que te distraem. Com o RescueTime, você pode saber quanto tempo gasta com e-mails, reuniões, entre outros. O programa está disponível em inglês para usuários de Mac, Windows e Linux.

RescueTime

RescueTime

Fonte: MakeUseOf

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.