5 ferramentas para criar organogramas

Por Redação

Organogramas são diagramas úteis para mostrar de maneira simplificada e visual a organização de uma instituição, um grupo de estudos ou até de uma família. Se antes você precisava pegar a caneta e o papel para criar seus diagramas, agora pode colocá-lo diretamente no mundo digital com a ajuda de aplicativos e ferramentas online.

Conheça cinco opções de ferramentas gratuitas e pagas para criar seu organograma no computador, no Android ou no iOS.

Cacoo

Cacoo

O Cacoo é uma plataforma online que permite a criação de diversos tipos de organogramas. A ferramenta tem vários templates prontos que o usuário pode escolher e editar da maneira que preferir, com a possibilidade de mudar cores e formas geométricas e adicionar textos. Para começar a usar, basta fazer um cadastro e clicar em "Criar Novo Diagrama". A ferramenta tem planos pagos, mas pode ser usada gratuitamente com algumas limitações. As criações também podem ser compartilhadas e editadas por mais de uma pessoa.

DrawExpress Diagram Lite

DrawExpress

Disponível para iOS e Android, o DrawExpress Diagram Lite é gratuito. O app de criar diagramas permite que o usuário desenhe na própria tela do smartphone ou tablet como se tivesse usando papel e caneta. O software reconhece as formas desenhadas e cria figuras sólidas que podem ser editadas da maneira desejada. Há ainda uma série de movimentos na tela que funcionam como atalhos para funções como copiar, colar e mover.

NodeScape

NodeScape

O NodeScape está disponível para Android nas versões Free, com anúncios e marca d’água nas criações, e Premium (R$ 5,07 na Play Store). Com ele, o usuário pode desenhar os diagramas na tela ou usar as formas geométricas disponíveis no app. Os organogramas podem ser exportados para vários formatos de imagens e até para documentos e apresentações.

Gliffy

Gliffy

O Gliffy é uma plataforma online toda em inglês, mas bastante simples de usar. Há vários templates de diagramas e uma série de ferramentas no menu lateral, como formas e desenhos pré-definidos, linhas e setas. Basta o usuário arrastá-las para a área de edição e ajustá-las da maneira que preferir, alterando tamanho e cor e adicionando textos ou outros ícones. Os arquivos ficam salvos na web, mas o usuário também pode exportá-los para diversos formatos e baixá-los no computador. O Gliffy é gratuito por 15 dias.

Lucidchart

Lucidchart

O Lucidchart tem uma versão para desktop e permite a criação de organogramas facilmente por meio de um menu lateral que tem uma série de ferramentas. É só arrastar as figuras desejadas para o quadro, editá-las e organizá-las da maneira que preferir. O Lucidchart também oferece compartilhamento dos organogramas e a edição por mais de uma pessoa. Ele pode ser usado gratuitamente por 14 dias.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.