Total de usuários do Android TV dobrou, mesmo sem grandes lançamentos

Por Felipe Demartini | 09 de Maio de 2018 às 10h10

A aposta da Google no mundo do consumo de mídia parece estar dando certo. A empresa afirma ter dobrado o total de usuários de Android TV, seu sistema que roda, principalmente, em set-top boxes. Essa constatação se refere ao ano de 2017, no qual a companhia teria tido crescimento de mais de 100% em sua base de utilizadores mesmo sem grandes lançamentos significativos no segmento.

Além do movimento inesperado em si, também é inusitada a forma como a informação veio a público: não pelas mãos da Google, mas sim pelas da JBL. A empresa anunciou, nesta semana, uma soundbar capaz de funcionar como uma set-top box usando Android TV, e foi nas especificações do produto que a fabricante revelou um aumento acelerado no número de usuários do sistema no último ano.

Números específicos, porém, não foram revelados. Mesmo assim, a notícia é boa para a Google, que já falou em expansões significativas da linha para o segundo semestre deste ano, com direito até mesmo, quem sabe, a um produto próprio. Outro indício de que as coisas vão muito bem, obrigado, é o grande fluxo de novos equipamentos com Android TV anunciados no início do ano, durante a CES 2018, demonstrando um compromisso das fabricantes não apenas com a gigante em si, mas também um crescimento na popularidade desse sistema.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Outros indícios apontam justamente nessa direção para cima, como a popularidade de dispositivos como o NVIDIA Shield, voltado para games, mas com o sistema integrado, e também a Mi Box, da Xiaomi. O set-top box roda Android TV e é bastante popular inclusive no Brasil, permanecendo entre os produtos de tecnologia mais vendido em muitos sites que importam dispositivos chineses para o restante do mundo – e ele custa cerca de R$ 250, um preço mais do que atrativo.

Para a Google I/O, evento que está acontecendo nesta semana em Mountain View, nos Estados Unidos, a companhia também promete novidades. Sessões específicas sobre o Android TV devem desenhar a estratégia da companhia no mundo da mídia e entretenimento. Quem sabe, por lá, a gente fique sabendo de números oficiais sobre a adoção da plataforma.

Fonte: Android Police

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.