Tecnologia e conectividade: principais aliadas em tempos de mudanças na rotina

Por Roberto Barboza | 08 de Maio de 2020 às 10h00
pixabay

“O mundo não será mais o mesmo após o Coronavírus”. Acredito que você já deve ter ouvido e lido bastante essa frase nos últimos dias. O período de isolamento, adotado por diversos países, trouxe, de fato, diversas mudanças para a nossa rotina, tanto nas relações de trabalho quanto nas relações com amigos e familiares.

Os avanços da tecnologia e da conectividade já trazem benefícios para o dia a dia das pessoas de diferentes maneiras. Porém, agora, eles têm um papel ainda mais importante para que todos continuem suas rotinas da melhor forma possível. Vimos, por exemplo, empresas de diferentes segmentos adaptarem rapidamente suas operações nos escritórios para possibilitar o trabalho remoto, priorizando a saúde de seus funcionários e familiares. 

Através de videoconferências e aplicativos de mensagens, equipes estão ainda mais engajadas, unidas e conectadas, trabalhando juntas para atingir melhores resultados, mesmo em um momento de incertezas. Reuniões online com parceiros e clientes também estão mais frequentes, tornando a relação ainda mais próxima e colaborativa. Nesse cenário, notebooks, monitores e smartphones de última geração também tem sido grandes aliados para manter a produtividade e o ritmo de trabalho durante o home office. 

A tecnologia está presente, inclusive, nos momentos de entretenimento em casa e transformou em rotina o que antes era usado raramente ou apenas aos finais de semana. Com as escolas fechadas, os pais estão apostando em conteúdos televisivos para distrair seus filhos enquanto trabalham e, também, para garantir a diversão nos momentos de lazer. Pelas Smart TVs, é possível acessar conteúdos em alta resolução disponibilizados pelas plataformas de streaming e, até mesmo, assistir às lives de seus artistas preferidos.

Com a evolução da tecnologia, os televisores estão com qualidade de imagem e som cada vez mais avançadas, transformando em uma verdadeira experiência de cinema em casa. Além disso, as TVs e os monitores com resolução 4K têm se tornado, também, aliados dos gamers que, com mais tempo em casa, conseguem aproveitar seus jogos favoritos com melhor jogabilidade oferecida pelos devices.

Aparelhos conectados em casa também auxiliam os consumidores nos afazeres domésticos, trazendo mais comodidade e praticidade ao otimizarem tarefas. Com a inteligência artificial, é possível, por exemplo, programar automaticamente ciclos de lavagem em sua máquina de lavar, o que possibilita conciliar com as tarefas e aproveitar ao máximo os momentos de lazer após o expediente. 

Esse, com certeza, é um período difícil para todos, mas que também nos traz muitos ensinamentos e mudanças de processos que impactarão de forma definitiva nossas relações. Sairemos juntos dessa – e com certeza ainda mais fortes!

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.