Smart TVs entram na mira dos hackers e já são infectadas por vírus

Por Redação | 13 de Janeiro de 2016 às 09h00

Se você achava que precisava se preocupar com ataques de vírus apenas com o seu computador e, no máximo, com seu smartphone, é melhor começar a rever a segurança de seus outros dispositivos conectados. Isso porque os hackers não estão perdoando nem mesmo as televisões, que se tornaram o novo alvo de invasões e demais ataques de malware.

O temor em torno dessa possibilidade começou após um usuário do fórum Reddit publicar um relato de como a Smart TV da sua irmã foi infectada por algum tipo de vírus. Segundo ele, ao ligar o aparelho, o navegador era automaticamente aberto e uma mensagem de erro era exibida na tela, alertando que o endereço acessado continha algum tipo de malware. O problema é que a usuária não conseguia fazer nada em relação a isso, já que a TV ficava inteiramente inutilizável.

Assim, o relato no fórum diz que eles conseguiram encontrar um DNS referente ao endereço fixado e ele dizia que o computador — no caso a Smart TV — havia sido infectada e que era para a pessoa enviar dinheiro para uma conta específica para que o aparelho fosse desbloqueado. O usuário conta ainda que tentou acessar outras páginas, mas ele era sempre redirecionado à tela de erro, impedindo o acesso da TV. Para solucionar o problema, o usuário disse que tiveram que retornar as configurações do dispositivo aos padrões de fábrica, ou seja, fazendo um reset forçado para se livrar do "sequestro".

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Smart TV Malware

Como o site português PPLware aponta, esse não é um ataque exclusivo das Smart TVs. Embora o episódio tenha atingido um modelo da marca LG, a verdade é que esse tipo de praga virtual é um velho conhecido dos computadores e atacou muitas máquinas com Windows XP no passado. Assim, o que aconteceu é que a televisão acabou sendo infectada por essa velha ameaça.

Ao mesmo tempo em que isso não significa um novo tipo de perigo, o caso mostra o quanto até mesmo esses novos equipamentos estão à mercê desse tipo de coisa. Mais do que isso, essa é uma preocupação que deve se acentuar mais daqui para frente com a chegada da Internet das Coisas. Se uma Smart TV conseguiu ser infectada e causar tanta dor de cabeça a partir de um vírus já antigo, imagine os problemas que um novo malware pode fazer ao atacar o sistema de toda uma casa. Assim, antes que possamos dar esse novo passo, é preciso se blindar contra essas perturbações.

Fonte: PPLware

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.