Sinal analógico de TV começa a ser desligado em setembro no Ceará

Por Redação | 04 de Agosto de 2017 às 14h33

Na corrida pela implantação do sinal 100% digital no Brasil, agora é a vez do estado do Ceará iniciar o processo de desligamento do Sinal Analógico. A partir do dia 27 de setembro, a programação dos canais abertos de televisão será transmitida apenas pelo sinal digital, com imagem e som de cinema. Quem toma conta da etapa é a entidade não-governamental e sem fins lucrativos Seja Digital, criada por determinação da Anatel e que vem cuidando de toda a operação de migração do sinal analógico para o digital da televisão aberta no Brasil.

Todo o movimento de migração do analógico para o digital na TV brasileira representa um grande avanço tecnológico no país. “Ao ser desligado, o sinal analógico de TV vai liberar a faixa de radiofrequência dos 700 MHz e permitir que as operadoras de telefonia móvel possam ativar a tecnologia 4G, que é mais veloz, tem melhor qualidade e maior cobertura, inclusive em ambientes fechados”, afirma Antonio Carlos Martelletto, diretor geral da Seja Digital.

Além da capital cearense, o sinal analógico será desligado em outros 23 municípios do Estado: Aquiraz, Barbalha, Beberibe, Caririaçu, Cascavel, Caucaia, Crato, Eusébio, Forquilha, Guaiuba, Horizonte, Itaitinga, Juazeiro do Norte, Maracanau, Maranguape, Massapê, Missão Velha, Pacajus, Pacatuba, Pindoretama, Santana do Acaraú, São Gonçalo do Amarante e Sobral.  

Vale dizer, inclusive, que a Seja Digital também se responsabiliiza por distribuir kits gratuitos com antena e conversor (cabos e pilhas inclusos) para a população cadastrada em programas sociais do Governo Federal. A lista de beneficiários é fornecida pelo governo para que a entidade informe ao público, por meio de cartas e campanhas de comunicação, e agende a retirada dos equipamentos. 

Para saber se você tem direito ao kit, basta acessar o site oficial da Seja Digital ou ligar para 147 e informar o número de identificação social (NIS).  Se seu nome estiver na lista, basta escolher dia, horário e local para agendar a retirada do kit gratuito. Mas se não estiver, é preciso preencher o formulário com os dados de contato para que a pessoa possa receber em primeira mão a orientação necessária sobre como preparar sua residência para receber o sinal digital de TV.

Siga o Canaltech no Twitter!

Não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia.