Primeiras transmissões ao vivo do mundo em 8K acontecerão nas Olimpíadas do Rio

Por Redação | 01 de Junho de 2016 às 17h06
Divulgação

As primeiras transmissões terrestres ao vivo em tecnologia 8K serão feitas durante os Jogos Olímpicos Rio 2016. As empresas responsáveis pela transmissão são as emissoras Globo e NHK, do Japão. A transmissão será feita em parceria pelas duas emissoras e transmitidas no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, de modo gratuito e aberto ao público.

Além das cerimônias de abertura e encerramento, as emissoras também transmitirão competições de algumas modalidades olímpicas. Esta será a primeira vez no mundo que transmissões ao vivo em 8K serão feitas. Isso só é possível por meio da utilização racional do espectro eletromagnético, um tipo de técnica que é considerada uma espécie de evolução do padrão utilizado atualmente na distribuição de sinal de TV aqui no Brasil.

Essa será a terceira vez que a tecnologia é utilizada em terras tupiniquins. A primeira experiência ocorreu no Carnaval de 2013 e a segunda em jogos da Copa do Mundo FIFA 2014.

Assista Agora: Gestor, descubra os 5 problemas que suas concorrentes certamente terão em 2019. Comece 2019 em uma nova realidade.

Por outro lado, ainda não existem planos para tornar a tecnologia 8K acessível ao público. Atualmente, a Globo disponibiliza algumas obras, como a minissérie Ligações Perigosas e a série Dupla Identidade em 4K no serviço Globo Play. Além disso, a chegada de TVs com suporte à resolução 4K ainda é recente no mercado brasileiro.

Fonte: Nextv

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.