Primeiras transmissões ao vivo do mundo em 8K acontecerão nas Olimpíadas do Rio

Por Redação | 01 de Junho de 2016 às 17h06
photo_camera Divulgação

As primeiras transmissões terrestres ao vivo em tecnologia 8K serão feitas durante os Jogos Olímpicos Rio 2016. As empresas responsáveis pela transmissão são as emissoras Globo e NHK, do Japão. A transmissão será feita em parceria pelas duas emissoras e transmitidas no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, de modo gratuito e aberto ao público.

Além das cerimônias de abertura e encerramento, as emissoras também transmitirão competições de algumas modalidades olímpicas. Esta será a primeira vez no mundo que transmissões ao vivo em 8K serão feitas. Isso só é possível por meio da utilização racional do espectro eletromagnético, um tipo de técnica que é considerada uma espécie de evolução do padrão utilizado atualmente na distribuição de sinal de TV aqui no Brasil.

Essa será a terceira vez que a tecnologia é utilizada em terras tupiniquins. A primeira experiência ocorreu no Carnaval de 2013 e a segunda em jogos da Copa do Mundo FIFA 2014.

Por outro lado, ainda não existem planos para tornar a tecnologia 8K acessível ao público. Atualmente, a Globo disponibiliza algumas obras, como a minissérie Ligações Perigosas e a série Dupla Identidade em 4K no serviço Globo Play. Além disso, a chegada de TVs com suporte à resolução 4K ainda é recente no mercado brasileiro.

Via: Nextv

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.