Olimpíadas do Rio terão transmissão em 8K no Japão

Por Redação | 08 de Março de 2016 às 13h50

A produção de conteúdo em 4K ainda nem se popularizou em todo o mundo, mas parte dos jogos olímpicos de 2016, que acontecem no Rio de Janeiro, será filmada com tecnologias 8K e de realidade virtual.

O Olympics Broadcasting Services (OBS) confirmou que vai transmitir cerca de 130 horas de vídeo em Super Hi-Vision (resolução de 7680 x 4320) com som surround 22.2, mas apenas no Japão. A cobertura em SHV vai incluir a abertura e encerramento do evento, bem como esportes como judô, futebol, natação e basquete.

No entanto, a restrição ao Japão fica apenas por conta do 8K, uma vez que o mesmo conteúdo estará disponível em realidade virtual para todo o mundo, independente do uso de headsets.

O objetivo da exclusividade da transmissão no país não é para nos fazer inveja; na verdade o problema é que existe apenas um modelo de TV 8K disponível atualmente para os consumidores em geral, a Sharp LV-85001 – o modelo da LG, apresentado durante a CES 2016, ainda não está à venda.

Além disso, o Japão pretende transmitir os jogos olímpicos de 2020, que acontecem em Tóquio, em Super Hi-Vision, e por isso está usando o evento no Rio como um ensaio. A transmissão em 8K não é a única inovação que o Japão espera mostrar em 2020. A Mitsubishi está trabalhando em uma tecnologia de exibição aérea, que irá exibir hologramas ao ar livre e pode ser útil para sinalização e entretenimento durante o evento em Tóquio.

Via CNET

Instagram do Canaltech

Acompanhe nossos bastidores e fique por dentro das novidades que estão por vir no CT.