Nova Apple TV não vai reproduzir vídeos em 4K do YouTube por causa de um codec

Por Redação | 21 de Setembro de 2017 às 18h28

A Apple TV 4K chega ao mercado pronta para reproduzir conteúdo nessa reprodução de fontes como iTunes e Netflix. Mas um dos aplicativos mais populares do tvOS não vai ganhar suporte para reprodução em 4K: o YouTube.

Os vídeos do YouTube são limitados a 1080p na Apple TV. Isso porque a Maçã decidiu que não vai dar suporte ao codec VP9, do Google, apesar de ser aberto e gratuito. Esse mesmo problema impede que os vídeos do YouTube sejam reproduzidos no Safari (Mac e iOS).

A empresa disse que não tem prazo para informar quando — ou se — isso irá adicionar o VP9. A Apple TV depende do H.264/HEVC, o formato de vídeo preferido da empresa em todos os seus dispositivos.

Concorrência aberta

A impossibilidade de reproduzir vídeo 4K do YouTube pode ser um problema para a Apple, já que esse serviço possui uma biblioteca crescente de conteúdo nessa resolução. Sem contar que os rivais oferecem suporte ao 4K, como Roku Ultra, Chromecast Ultra e Amazon Fire TV.

A nova Apple TV também não terá suporte para o sistema de som surround Dolby Atmos, apesar de chegar com um formato pioneiro, o Dolby's Vision HDR. Nesse caso, porém, a empresa promete uma atualização de software.

A Apple TV 4K começa a ser vendida nesta sexta-feira (22), com preço inicial de US$ 179 para um modelo de 32 GB.

Fonte: Apple Insider

Siga o Canaltech no Twitter!

Não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia.