Nos menores espaços estão as melhores tecnologias

Por Igor Krauniski | 05 de Janeiro de 2021 às 10h00
Divulgação/LG

Você já ouviu aquele ditado: “são nos menores frascos que estão os melhores perfumes”? Então, permitam-me refraseá-lo: são nos menores espaços que estão as melhores tecnologias. Minha especialidade dentro da LG são as televisões; logo, sei bem o que se passa dentro delas. E posso garantir que algumas têm partículas tão pequenas (o que chamamos de nanopartículas), que são responsáveis por deixar as imagens incrivelmente realistas.

Vamos falar com mais detalhes desses nano pedaços de tecnologia? Televisões como as NanoCell da LG, como nome já dá a entender, são recheadas com nanopartículas com 1nm de tamanho. Sim, um nanômetro! Pois bem, essas nanopartículas são aplicadas diretamente nos painéis de imagem da TV e, por lá, funcionam como um filtro, que torna as cores puras, nos levando a ver detalhes que anos atrás nem imaginávamos ser possíveis de ver em uma tela.

Mas tecnologia em imagem como? Quando o backlight – que ilumina o painel para a geração de cor – entra em contato com o painel LCD, o filtro das nanopartículas gera uma cor pura. Imagine só: você pegou uma peneira e jogou um saco de farinha. Os flocos em melhor estado passaram facilmente pelos orifícios, enquanto algumas impurezas ficaram presas. É isso que essas TVs fazem. Quando você olha para a imagem gerada por elas, as cores são puras. A sensação não é de estar assistindo a um filme ou documentário: é de ter sido transferido para lá. Literalmente. E se somar toda essa tecnologia nanoscópica com os 33 milhões de pixels que são responsáveis por formar essa imagem em resolução 8K de altíssima qualidade, logo você conclui que se trata da melhor tecnologia, no menor espaço.

*Artigo produzido por colunista com exclusividade ao Canaltech. O texto pode conter opiniões e análises que não necessariamente refletem a visão do Canaltech sobre o assunto.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.