Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Justiça condena Sky por desrespeitar pedidos de cancelamento

Por| 26 de Julho de 2019 às 19h40

Link copiado!

Justiça condena Sky por desrespeitar pedidos de cancelamento
Justiça condena Sky por desrespeitar pedidos de cancelamento

Depois de ficar famosa pelo desrespeito ao cliente que almeja o cancelamento dos serviços, a Sky foi condenada pela justiça federal, e não pode mais fazer cobranças depois que tudo for cancelado. Se fizer isso, a empresa vai precisar ressarcir o cliente em dobro, e essa decisão está valendo para os casos desde janeiro de 2016. Outra novidade é que a empresa também vai precisar recolher todos os equipamentos de transmissão em até 30 dias, ou paga multa.

A decisão da justiça contra a Sky

A 2ª Vara Cível do Distrito Federal que foi a responsável pela sentença, publicada oficialmente em abril deste ano, mas finalizada apenas nesta semana. A medida atendeu a uma ação civil pública da 1ª Prodecon (Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor). Se houver valores cobrados indevidamente, a empresa paga uma multa de 50 a 200 vezes o que foi cobrado, então o cliente que tiver tais cobranças deverá recorrer à Justiça para obter o dinheiro.

Continua após a publicidade

"Tal postura empresarial, a seu ver, está revestida de significativa gravidade, porquanto visa coagir os consumidores com supostas cobranças de débitos inexistentes e também de ludibriá-los ao permitir a continuidade de disponibilização do sinal de televisão aos assinantes, mesmo após o pedido de cancelamento do serviço, a fim de justificar as cobranças indevidas, a título de ‘reativação de assinatura", aponta a sentença.

Entenda o ocorrido

Tudo começou em 2015, quando uma ação cívil pública contra a Sky foi aberta pela 1ª Prodecon vinculada ao MPDFT (Ministério Público do Distrito Federal e Territórios), sob a acusação de que a empresa de TV por assinatura realiza cobranças indevidas de consumidores que pediam para cancelar os serviços oferecidos, além de ter uma demora significativa no encerramento do contrato e na retirada dos equipamentos de transmissão. Isso se deve ao fato, principalmente, de que o Procon-DF chegou a receber mais de 2 mil reclamações por causa dessas atitudes da empresa.

Na época, a Sky se recusou a firmar um acordo com a Prodecon, dizendo que esses problemas eram pontuais, então nesta semana, três anos e meio após a abertura do processo judicial, saiu definitivamente a sentença contra a empresa em questão.

Continua após a publicidade

Nas palavras do próprio MPDFT, a Sky “está proibida de realizar cobrança após o recebimento, por qualquer meio, do pedido de cancelamento do serviço; também deverá retirar os equipamentos de transmissão em, no máximo, 30 dias” e vai precisar “ressarcir em dobro o valor pago pelo assinante após o pedido de cancelamento”.

A resposta da Sky

Frente ao ocorrido, a empresa se posicionou por meio de um comunicado ao Poder360, afirmando que irá atender as determinações legais e considera o relacionamento com o cliente um dos pilares do seu negócio: "A operadora investe continuamente em mudanças sistêmicas para atender ao seu cliente de maneira mais simples e melhor, buscando sempre o máximo possível de agilidade, simplificação e inovação em seus processos. A SKY valoriza a excelência no atendimento ao consumidor e acredita em sua fundamental importância e, por isso, realiza investimentos constantes na evolução de seus processos e no treinamento de suas equipes".

Fonte: MPDFT e Poder 360