Google vai criar aparelhos de TV com o Chromecast 'embutido'

Por Redação | 25.02.2016 às 12:55
photo_camera BRUNO HYPOLITO / CANALTECH

O Google se uniu à fabricante de televisores Vizio para criar uma TV com um Chromecast “embutido”, ou seja, com as mesmas funções presentes no adaptador de streaming da companhia, mas sem precisar dele de fato. As informações, reveladas na última quarta-feira (24) pela Variety, não foram confirmadas oficialmente pelas duas empresas, mas a publicação garante ter acesso a fontes familiarizadas com as negociações.

A “Google TV” não seria uma smart TV convencional, na qual é possível instalar aplicativos. Assim como no Chromecast, ela funcionaria apenas para transmitir conteúdo enviado a partir de um dispositivo mobile, como um tablet ou um smartphone. Para facilitar a transição dos consumidores para este novo produto, a Vizio ofereceria um tablet com Android para funcionar como controle remoto — o gadget seria incluído em alguns combos junto com a TV e também poderia ser adquirido separadamente.

Não é a primeira vez que a Vizio se envolve em um projeto deste tipo. Em 2012, a companhia já havia se unido ao Google para criar um set-top box baseado na já descontinuada plataforma Google TV. Além disso, a companhia já realizou parecias com o Yahoo e também com o Opera para oferecer conteúdo para smart TVs.

Google na sala

A iniciativa não seria algo surpreendente para o Google, que cada vez mais desenvolve hardware para entretenimento. Produtos como Chromecast, Android TV (uma smart TV convencional que roda Android) e até mesmo o Chromecast Audio são algumas das apostas da companhia para tomar de assalto a sua sala de estar. Apesar das Android TV realizarem funções parecidas com às do Chromecast, tais apenas usam o sistema mobile do Google e é necessário ter um app (como YouTube, Spotify ou Netflix) instalado tanto no smartphone quanto na TV para realizar o streaming. No novo produto elaborado com a Vizio o conceito é outro, pois nada precisa ser instalado no televisor.

A aposta do Google nas televisões com suporte para streaming pode ser um dos primeiros efeitos da reestruturação da companhia. Atualmente, o vice-presidente da empresa é Mario Queiroz, chefe da divisão do Chromecast desde a sua criação e que também assumiu a chefia da Android TV no último semestre de 2015. A expectativa é que, após a chegada das TVs da Vizio com suporte para streaming, o Google comece a trabalhar também com outras fabricantes.

Fonte: Variety