Está em dúvida? Saiba como escolher o tamanho ideal de TV para o seu ambiente

Por Redação

Se o seu lema em relação a aparelhos de televisão é “quanto maior, melhor”, saiba que a máxima nem sempre é válida. Isso porque um aparelho muito grande pode se tornar desconfortável em um ambiente com espaço reduzido entre onde fica o televisor e onde ficam os espectadores. Por isso, é preciso pensar bem antes de definir em quantas polegadas você vai investir.

“Uma TV com a tela grande, quando colocada em um espaço pequeno, faz com que o consumidor perca o foco da imagem”, comenta o gerente de TV da TPV, proprietária da marca AOC, Antonio Bernardes. “Por outro lado, se o aparelho for colocado a uma distância maior do que a recomendada, pode causar dores de cabeça por conta do esforço na vista”.

Assim, nada melhor do que algumas dicas para ajudar você a selecionar o tamanho ideal para a sala de estar, quarto ou empresa. O ideal é que, independentemente do tamanho, a TV ofereça uma experiência confortável. Confira as dicas:

  • 1 a 2 metros: 24” – Em ambientes menores, como cozinhas e salas pequenas, em que os espectadores ficam até a 2 metros de distância da tela, o ideal é optar por aparelhos de 24 polegadas;
  • 1,2 a 2,4 metros: 32” – Quando a sala é um pouquinho maior, com uma distância entre 1,2 e 2,4 metros entre os espectadores e a TV, o ideal é um equipamento de 32 polegadas;
  • 1,4, a 3,2 metros: 43” – Se a distância fica entre 1,4 e 3,2 metros, você pode escolher uma televisão de 43 polegadas sem problemas;
  • 1,75 a 3,8 metros: 48” – Por fim, se você pode ter uma distância entre 1,75 e 3,8 metros entre onde estão os espectadores e onde está a televisão, um aparelho de 48 polegadas tem o tamanho ideal.

Fazendo as contas, você pode concluir que televisores com mais de 48 polegadas se dão melhor em ambientes com pelo menos 2 metros de distância entre a tela e quem assiste e assim por diante.