Anatel divulga dados preliminares sobre o desligamento da TV analógica em SP

Por Redação | 30 de Janeiro de 2017 às 16h26
photo_camera Divulgação

Entre os dias 13 a 25 de janeiro de 2017, o Ibope entrevistou 1.078 pessoas em São Paulo, e 1.652 no entorno para saber como anda o processo de desligamento da TV analógica e a implantação do sistema digital.

De acordo com dados preliminares da pesquisa divulgados pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), 86% dos domicílios de São Paulo e municípios vizinhos já estão aptos para receber o sinal digital.

A pesquisa constatou ainda que 95% da população de São Paulo já ouviu falar em sinal da TV digital, enquanto no entorno o percentual é ainda maior, chegando a 98%. O Ibope também verificou que cerca de 88% das famílias (87% na capital e 88% no entorno) têm conhecimento de que a TV analógica será desligada.

A amostra considerou domicílios da área urbana e rural das regiões pesquisadas. Toda a área conta com 6,8 milhões de residências, sendo 4 milhões em São Paulo e 2,8 milhões no entorno.

Em relação ao desligamento do sinal analógico, a primeira cidade a contar totalmente com o sinal digital foi Rio Verde, em Goiás. A experiência realizada no início de 2016 funcionou como projeto piloto.