Ultra High Definition: televisor com resolução 8K é aprovado no Japão

Por Redação | 26.08.2012 às 16:15

O sucessor da resolução HD, o 4K parece ter ficado para trás antes mesmo de chegar às nossas casas. A emissora japonesa de TV NHK teve seu projeto de televisor com resolução 8K aprovado pela União Internacional de Telecomunicações.

De acordo com o Venture Beat, a UHDTV sustenta resolução de 7680x4320 com uma taxa de 120 quadros por segundo e uma ampla gama de cores. Para ter uma ideia, a resolução de alta definição é de 1920x1080 e o padrão 4K suporta resolução de 4096x2072.

Os aparelhos com essa resolução e, consequentemente, os conteúdos produzidos com base na ultra alta definição ainda devem demorar alguns anos para estar disponível no mercado - mais ainda para chegar a um preço acessível. Além disso, para que uma imagem em alta definição ou 4K seja visualizada de forma ideal, os televisores devem ter em média 80 polegadas, afirma o The Verge.

Especialistas acreditam que televisores com este tipo de resolução não devem chegar ao mercado por menos de US$ 30 mil, o que indica que poucas pessoas poderão conferir imagens com resolução superior à de cinema na sua sala de estar.