Startup cria controle remoto que combina gestos e reconhecimento facial

Por Redação | 07 de Novembro de 2012 às 13h33

Especialistas da indústria esperam há um pouco mais de um ano para a introdução de um projeto revolucionário para a área de entretenimento conduzido pela Apple, como o lançamento de um modelo próprio de TV em HD, uma nova Apple TV e também controles de gestos.

E, ao que tudo indica, uma startup sediada em Santa Clara, Califórnia, já está um passo à frente da própria gigante da tecnologia. A Predictgaze criou uma nova tecnologia de controle que combina gestos e reconhecimento facial e permite que os usuários utilizem uma série de comandos para controlar seus aparelhos eletrônicos como, por exemplo, rádios e televisores.

Entre os recursos, Ketan Banjara, cofundador da Predictgaze, afirmou que o sistema é capaz de 'silenciar' o televisor com o usuário apenas encostando seu dedo indicador sobre os lábios ou então, o televisor pode ser desligado assim que o usuário deixar a sala de estar ou quarto.

Predictgaze

Reprodução: Digital Trends

Sistemas de controle de gestos estão disponíveis em diversos dispositivos como o Kinect, da Microsoft. No entanto, poucos recursos são extremamente apurados na hora de interpretar os gestos do usuário. A tecnologia de 'rastreamento do olhar' da startup utiliza uma câmera posicionada em uma unidade de controle que será a responsável por monitorar os movimentos do usuário. Os dados captados pela câmera são convertidos em comandos reais.

"Nós possuímos diversas tecnologias e as reunimos em um local só. Esta é a diferença. Temos uma única tecnologia capaz de lidar com o rosto, olhar e movimentos dos usuários", afirmou Banjara ao Technology Review. Além disso, o cofundador disse à publicação que todos os dados são processados pelo próprio software do Predcitgaze, e não remotamente.

A tecnologia da Predictgaze ainda precisa de alguns ajustes e não se sabe quando ela começará a ser disponibilizada no mercado.

Canaltech no Facebook

Mais de 370K likes. Curta nossa página você!