Primeiro canal de TV com resolução 4K é lançado na Europa

Por Redação | 14 de Janeiro de 2013 às 19h23
photo_camera SlashGear

Durante a CES 2013 (Consumer Electronic Show), muitas empresas apresentaram seus modelos de televisores com resolução 4K, ou Ultra HD, indicando que esta será a tendência para o futuro e para a próxima geração de televisores. E na Europa, a Eutelsat Communications colocou no ar o primeiro canal de TV 4K via satélite do mundo.

O sinal com resolução Ultra HD, com quatro vezes mais definição do que o HD padrão, é fornecido via satélite a 50 quadros por segundo. O fluxo é codificado em MPEG-4 e transmitido a uma velocidade de 40Mbps, que é quase duas vezes maior do que a largura da banda usada para a distribuição de conteúdos em alta definição. No entanto, apenas os proprietários de televisores Ultra HD poderão assistir ao conteúdo gravado e transmitido em 4K pelo canal da Eutelsat.

"Este novo passo em direção ao 4K representa o comprometimento da Eutelsat de sempre proporcionar melhores transmissões ao longo dos últimos 20 anos, incluindo TV digital, HDTV e 3D", afirmou em nota Jean-François Leprince Ringuet, diretor comercial da Eutelsat. "A rápida adoção desse padrão e a colaboração de empresas de entretenimento será fundamental para o sucesso dessa revolução. Estamos muito animados em propor esta plataforma em 4K na Europa".

Por enquanto, a Eutelsat não divulgou que tipos de conteúdos serão transmitidos pelo canal neste primeiro momento, e acredita-se que poucas pessoas poderão desfrutar dele, já que os modelos de televisores Ultra HD disponíveis no mercado custam mais de US$ 20 mil (R$ 40,6 mil).

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.