No futuro, programas de TV serão exibidos em várias telas simultaneamente

Por Redação | 19.08.2012 às 15:13

Pesquisadores da Nayang Technology University, em Cingapura, desenvolveram um novo mecanismo de compartilhamento de programas de televisão em várias telas, intitulado Social Cloud TV. Com o sistema, os usuários poderão conversar com seus amigos e compartilhar informações nas redes sociais enquanto assistem aos seus programas de televisão favoritos.

Os usuários poderão acessar os conteúdos armazenados na nuvem, entregues via serviços over-the-top (OTT) ou ainda, usando uma TV inteligente ou um dispsitivo móvel conectado à internet. A equipe do professor Wen Yonggang também desenvolveu um algoritmo de compressão e transcodificação de mídia, que garante que o conteúdo será otimizado com base no tamanho da tela do dispositivo.

Para ter uma ideia do mecanismo, os usuários poderão 'jogar' para a tela da sua televisão os vídeos ou programas que estão assistindo em seus dispositivos móveis, assim como fazer a operação inversa: colocar o conteúdo da sua televisão no seu smartphone ou tablet.

Segundo o CNET, Yonggang não revelou detalhes de como o processo de 'jogar' conteúdo se dá com o Social Cloud TV, pois seu pedido de patente ainda está em aberto. Mas o pesquisador garantiu que a interface do serviço será muito simples, permitindo até que pessoas idosas interajam com ela.

Por enquanto, o serviço necessita de um aplicativo exclusivo para rodar em aparelhos Android, mas uma versão para dispositivos iOS já está sendo estudada. Os pesquisadores também estão buscando empresas locais e internacionais que se interessem em comercializar o sistema.

Social Cloud TV

Os usuários poderão 'jogar' o conteúdo da sua televisão para a tela do seu smartphone e tablet