Pesquisa: quase metade dos moradores de favela tem TV de plasma em casa

Por Redação | 16.10.2013 às 06:35

Uma pesquisa do Data Popular divulgada nesta terça-feira (15) revela que 47% dos moradores de comunidades carentes no Brasil possuem pelo menos um televisor de plasma em casa.

O estudo, batizado de Data Favela, também aponta que 28% das moradias têm assinatura de canais de TV a cabo. O relatório, realizado com as principais comunidades do país, sugere que a televisão é considerada um aparelho fundamental para moradores das favelas.

O Data Favela é um instituto de pesquisas que mapeia a realidade das favelas brasileiras. Através de pesquisas e relatórios, o levantamento identifica oportunidades de negócios para empresas que querem desenvolver atividades nessas comunidades.

"A TV é valorizada nas comunidades, pois além de atuar como forma de lazer, ainda funciona como uma espécie de babá eletrônica, para entreter as crianças enquanto a mãe trabalha na casa", disse o presidente do Data Popular, Renato Meirelles.

O mais curioso é notar que o plasma, mesmo perdendo espaço para outras tecnologias, como LCD e OLED, ainda é popular em algumas localidades. Uma das empresas pioneiras no setor, a Panasonic, anunciou na semana passada que vai encerrar a produção de televisores com tela de plasma em 2014. O fim da fabricação acompanha um movimento de mercado: em 2012, as vendas do produto caíram 21%. Em comparação, as TVs LCD tiveram queda de 1%.