LG planeja equipar suas Smart Tvs com WebOS em 2015

Por Redação | 27.06.2014 às 17:00

No início do ano passado, a sul-coreana LG adquiriu, da HP, a plataforma WebOS. O sistema móvel, inicialmente desenvolvido pela Palm, apresenta uma interface gráfica prática. A plataforma era padrão nos últimos smartphones desenvolvidos pela HP, mas com o declínio dos dispositivos, a empresa acabou optando por deixar o código-fonte em segundo plano.

A LG está trabalhando no sistema e deve revelá-lo no próximo ano, segundo disse Lee In-Kyu, vice presidente sênior da LG, em uma entrevista para o Wall Street Journal. "Todas as Smart TVs da LG que forem produzidas no próximo ano virão com o WebOS instalado", acrescentou.

O WebOS tem percorrido um longo caminho para chegar aos televisores da LG. O sistema foi desenvolvido primeiramente para dispositivos móveis e aperfeiçoado pela HP para funcionar em dispositivos similares. Por volta de fevereiro do ano passado, a HP concordou em vender a plataforma para a empresa asiática, incluindo seu código fonte. Logo depois, as empesas concordaram em uma venda que permitiu à HP segurar algumas patentes do WebOS.

Segundo a LG, já foi vendido mais de 1 milhão de TVs baseadas no WebOS. Mas somente agora a empresa tem investido mais pesado na plataforma. O sistema operacional permite acesso à internet, aplicativos integrados, e um software que distingue os eletrônicos dos demais televisores de outras empresas, especialmente da Samsung, principal fabricante de TVs do mundo.

Lee disse ao jornal que é possível que o sistema esteja presente em futuros dispositivos de uso doméstico. Isso sugere que poderemos ver a LG apostando em eletrodomésticos mais tecnológicos, visto que a empresa tem boa amplitude com respeito a produtos do lar, como geladeiras, máquinas de lavar, entre outros.