LG e Sony lançam televisões de 84 polegadas e resolução Ultra HD (4K) no Brasil

Por Pedro Cipoli | 13.11.2012 às 15:03 - atualizado em 17.11.2012 às 13:04
LG 84 Polegadas

Em evento realizado hoje (13) em São Paulo, a LG Eletronics anunciou o primeiro modelo de televisor com resolução Ultra HD (também conhecido como 4K e quad-Full HD) que será comercializado no mercado brasileiro. O modelo 84LM9600, com 84 polegadas, voi mostrado pela primeira vez durante a IFA 2012 (feira de tecnologia que acontece em Berlim todos os anos) e estará disponível no mercado brasileiro a partir do dia 20 deste mês nos centros de venda da empresa em Porto Alegre, São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador, além da Fast Shop para todo o país.

A princípio ficamos bastante céticos sobre as caracteríticas de um modelo tão grande, pois esperávamos que ela se comportasse bem somente com imagens na resolução nativa e não se saísse tão bem com formatos que já conhecemos, como 1080p (Full HD) e 720p (HD). Mas a realidade foi um pouco diferente: nos surpreendemos ao saber que ela possui um recurso de upscaling automático, fazendo com que vídeos em resolução mais baixa sejam transformados para a resolução nativa da televisão sem perdas percetíveis de qualidade.

A combinação de tamanho e resolução fazem com que ela tenha uma definição semelhante a um modelo de 42 polegadas com resolução Full HD, com os pixels praticamente invisíveis. Assim como uma TV pequena com resolução HD, não faria sentido termos uma TV Ultra HD se a tela não for muito grande, não é? Em uma tela pequena, os milhões de pixels ficariam tão "colados" que o olho humano não notaria diferença alguma de qualidade. Por isso, as vantagens em se adquirir um modelo desses aparecem para quem tem uma sala (ou quarto) maior que comporte uma tela desse tamanho.

LG-84LM9600

Além da alta resolução, este modelo traz também a tecnologia de conversão 3D passivo e inclui 4 óculos na embalagem, oferece acesso ao LG Smart TV, loja de aplicativos como Netflix e Youtube da empresa, tem Wireless Display e sistema de som 2.2 de 50 watts com subwoofer integrado, sendo possível controlar todas as funções com comandos de voz ou o controle de navegação incluso.

O preço inicial para o varejo é de R$ 44.999 incluindo a assistência de instalação e utilização que a LG denominou "Personal Tech". Um profissional vai até a sua casa para mostrar as principais funções da televisão durante o período de um ano. Outras características importantes de mencionar é que o modelo pesa 87 Kg (ou seja, nada de pendurar na parede com um suporte convencional) e consome cerca de 540 watts de energia para funcionar.

Sony não perdeu tempo

Pegando carona no lançamento da LG, a Sony enviou um release para a imprensa anunciando que seu modelo de 84 polegadas e resolução 4K também estará no mercado brasileiro em breve. Os diferenciais incluem um sistema de som Home Theater de 5.1 canais e 50 watts de potência, base para posicionar a televisão no chão e processador X-Reality PRO para upscaling de imagens, que a empresa garante funcionar inclusive em vídeos via streaming, como Netflix e Youtube, mas somente com 2 óculos 3D.

XBR-84X905

A Sony é patrocinadora oficial da Copa do Mundo FIFA 2014 que acontecerá no Brasil, e será a responsável pela captação e transmissão das imagens do evento no formato Ultra HD. A empresa, que já trouxe projetores profissionais Quad-Full HD para nosso mercado, agora acrescenta mais um membro na sua linha de produtos com essa resolução. O preço? No caso da Sony, essa belezinha não sai por menos de R$ 100 mil...