Japão quer trazer transmissões em 4K para os televisores em 2014

Por Redação | 29.01.2013 às 07:00

Os aparelhos de TV 4K, ou Ultra HD, marcaram presença em todos os cantos da CES 2013, quando muitas companhias aproveitaram para apresentar seus novos modelos ao mundo. Porém, o conteúdo com resolução 4K ainda está escasso.

A denominação "4K" se refere ao vídeo que possui quatro vezes a resolução dos atuais monitores de alta definição (1080p). A qualidade da imagem é realmente impressionante, tanto quanto o preço dos aparelhos e a falta de conteúdo compatível.

Porém, segundo informações divulgadas pelo VentureBeat, os japoneses já estão tentando preencher essa lacuna. O site diz que o Ministério de Assuntos Internos e Comunicações do Japão deve lançar a transmissão em 4K no próximo ano, antecipando em dois anos as estimativas iniciais de lançamento.

As primeiras transmissões no formato seriam feitas via satélite, e depois passariam a ser feitas via radiofrequência terrestre. As empresas japonesas são as primeiras a receber a notícia com um grande sorriso, já que Toshiba, Sharp e Sony são algumas das grandes entusiastas do 4K.