Ibope adotará novo medidor de audiência de programas em tablets, celulares e PCs

Por Rafael Romer | 20.03.2013 às 10:02

A partir deste mês, o Ibope adotará um novo medidor de audiência capaz de detectar conteúdos reproduzidos em dispositivos como computadores, tablets e smartphones.

Chamado de DIB 6, o novo medidor foi desenhado para acompanhar as novas possibilidades de oferta de mídia, já que a TV já não é mais o único meio disponível para telespectadores assistirem seus programas favor

Segundo ele, a principal inovação do equipamento é a capacidade de monitorar o estado de sintonia de diferentes equipamentos, e identificar se o programa sendo assistido está em tempo real ou se foi previamente gravado pelo usuário. Assim, as amostras do Ibope passarão a considerar não só a audiência da programação "ao vivo", mas também todo o conteúdo assistido fora da programação padrão.itos. "É clara a necessidade de mensurar os conteúdos, artísticos ou comerciais, distribuídos em todas as plataformas e consumidos em qualquer horário, lugar ou dia", afirma Antonio Wanderley, diretor de Marketing da Ibope.

A solução, entretanto, não substituirá completamente o aparelho anterior, o DIB 4, e ainda passará por diferentes etapas de implantação.

DIB 6 Ipobe

A primeira etapa contemplará apenas o conteúdo transmitido ao vivo, como é feito atualmente. Já na segunda etapa, passarão a fazer parte da amostra os conteúdos gravados e assistidos posteriormente. Nessa etapa, o Ibope já medirá a audiência de colaborares que assistirem a conteúdos disponibilizados na internet depois de sua veiculação original pela emissora - como, por exemplo, um vídeo disponibilizado no Youtube.

Só na terceira fase o dispositivo passará a computar também a audiência de programas assistidos através de tablets e smartphones. Ainda não há uma previsão de quando o DIB 6 deverá substituir completamente o DIB 4. "À medida que a população adotar estas novas tecnologias em seus domicílios, a substituição por esta nova geração de meters será natural", afirma Wanderley.

Além do DIB 6, o Ibope deverá começar a implementação de um novo sistema para celulares, desenvolvido em parceria com a empresa japonesa Vídeo Research. O sistema poderá ser instalado em qualquer modelo de celular, de qualquer fabricante, desde que tenha recepção de TV digital. Segundo a empresa, um painel-teste com os resultados preliminares destas medições será montado até o fim de 2013.