CI Plus: acesso à TV paga sem necessidade de um set-top box externo

Por Redação | 09.08.2013 às 16:50

Durante o evento que reúne os principais prestadores de serviços de TV por assinatura e banda larga da América Latina, a ABTA 2013, um consórcio empresarial anunciou uma tecnologia que permite o acesso a serviços de TV paga sem necessidade de um set-top box externo.

A tecnologia chama-se CI Plus e não é necessariamente uma novidade, pois já é altamente difundida na Europa, onde existem mais de 250 milhões de equipamentos instalados. Mas, apenas agora desembarca no Brasil por meio do consórcio formado pela Panasonic, Samsung, Sony, Neotion, TPVision (Philips), SmarDTV e SMIT.

Os televisores que possuem essa tecnologia levam uma espécie de set-top box dentro do próprio aparelho e recebem o sinal da TV paga por cabo ou DHT diretamente, sem intermédio de um dispositivo externo. Para assistir ao conteúdo disponibilizado pela operadora de TV escolhida, basta que o dono da TV com CI Plus solicite um smartcard – já que uma senha decodifica o sinal das diferentes operadoras.

"Queremos trazer a tecnologia para o Brasil o mais rápido possível. Porém, sendo realista, acho que levaremos meses, talvez um ano para levá-la ao mercado. Ela deve começar a ser utilizada no país em 2014", disse Hervé Botrel, vice-presidente de produtos da Neotion, ao Telaviva.

A tecnologia traz, entre outros benefícios, uma economia para as operadoras de TV por assinatura, já que elimina o gasto com a troca dos dispositivos na casa dos assinantes em caso de mudanças na tecnologia adotada ao longo do tempo. "A economia com dispositivos permite a oferta de pacotes mais baratos", conclui Hervé.