Brasil oferecerá treinamento em tecnologia Ginga a países parceiros

Por Redação | 29.10.2014 às 10:26

O Ministério das Comunicações, em conjunto com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), irá oferecer capacitação para que técnicos e pesquisadores do Chile, Uruguai, Equador e Peru recebam instrução em tecnologia Ginga, além de formação para a produção de conteúdos interativos para o sistema. Todos os quatro adotaram o padrão nipo-brasileiro de TV digital (SBTVD ou ISDB-Tb). As informações são do site Tela Viva.

Acordos firmados entre os países garantem esta troca de capacitação tecnológica e preveem a transferência de tecnologia já que os países decidiram fazer uso do sistema nipo-brasileiro. Os treinamentos para formação serão executados ainda este ano por uma equipe do Núcleo de Pesquisa e Extensão Lavid, do Centro de Informática da UFPB.

O secretário-executivo do Minicom, Genildo Lins, e a coordenadora do Grupo de Trabalho de TV Digital, Sissi Alves da Silva, foram os responsáveis por formalizar o convite nesta semana para que a equipe da UFPB participasse da iniciativa. Segundo Lins, a capacitação de pesquisadores e técnicos de outros países para que conheçam o potencial do Ginga, assim como outras funcionalidades do padrão brasileiro de TV digital, faz parte de ações do ministério que visa a expansão deste sistema para outros 17 países na América do Sul, América Central e África.

Entre as pesquisas sobre o Ginga que estão sendo realizadas pelo Núcleo de Pesquisa e Extensão Lavid ganharam atenção dos representantes do Ministério das Comunicações projetos envolvendo LibrasTV, o Brasil 4D e o Cinema 4K.

A plataforma LibrasTV desenvolvida no Núcleo, por exemplo, permite que pessoas surdas tenham maior acessibilidade na TV digital, web e cinema digital, com um sistema que introduz uma espécie de avatar capaz de traduzir automaticamente textos, legendas ou áudio para a língua brasileira de sinais.

Fonte: http://www.telaviva.com.br/27/10/2014/tv-digital-brasil-oferece-treinamento-em-ginga-a-quatro-paises-da-america-latina/tl/395623/news.aspx