Aplicativo do Google Chromecast é liberado no Brasil

Por Redação | 24 de Outubro de 2013 às 06h25

O Chromecast foi lançado pelo Google com uma proposta interessante: facilitar o acesso de conteúdo multimídia a partir de smartphones, tablets e computadores para fácil visualização em aparelhos de TV. Com o tamanho aproximado ao de um pendrive e custando módicos 35 dólares, o aparelhinho vem se mostrando uma alternativa interessante e mais acessível a dispositivos como a Apple TV. Seu gerenciamento se dá através de um aplicativo que, instalado em um smartphone ou tablet, permite a execução do streaming dos dados, além de funcionar como controle remoto para o Chromecast.

O problema é que desde o lançamento desse gadget, o aplicativo não podia ser instalado diretamente do Google Play ou da iOS App Store: era necessário baixar o arquivo binário, inserí-lo em seu aparelho e instalá-lo manualmente. Como se não bastasse, tal app ainda estava restrito aos Estados Unidos, obrigando os usuários do Chromecast do resto do mundo a recorrerem a softwares alternativos ou à boa e velha gambiarra.

Felizmente este problema acabou. Esta semana o Google liberou o aplicativo oficial para gerenciamento do Chromecast em todo o mundo, já disponível para as lojas digitais do iOS e do Android. Agora ficará muito mais fácil transmitir conteúdo variado como fotos, vídeos locais, streaming do YouTube, do Netflix e do Google Play Music para a tela de sua TV.

De acordo com o Engadget, essa iniciativa do Google pode ser o indício de vindouras novidades para o Chromecast: com a provável chegada da versão 4.4 do sistema Android (codinome KitKat) e do smartphone LG Nexus 5 no evento que acontecerá na tarde de hoje (24), é bem possível que novos recursos sejam adicionados ao dispositivo de streaming. Sem contar que ele pode finalmente começar a ser vendido mundialmente pelo Google (até então nós brasileiros só podemos adquirí-lo em lojas internacionais, como a Amazon, por exemplo).

Fiquemos de olho!

Canaltech no Facebook

Mais de 370K likes. Curta nossa página você!